Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Autor "Santos, Gisele Caroline Nascimento dos"
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Item Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão(2021) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Lemes, Sebastião de Souza; Rodrigues, MarleneA avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar o nível de eficiência e eficácia para o alcance das metas institucionais. Essa modalidade de avaliação interna fornece indicadores que subsidiam a regulação das ações institucionais e possibilitam discussões e análises para repensar as atividades desenvolvidas, o planejamento estratégico e, se necessário, a elaboração e a efetivação de novas ações e políticas internas quando da tomada de decisões. Com base nesse pressuposto, no presente estudo, foram analisadas as contribuições da avaliação interna para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de identificar suas influências nas tomadas de decisões da gestão escolar. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e 2018-2022 e Relatórios de Avaliação Interna (RAI) 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo analítica, desenvolvida em três etapas: (i) levantamento, leitura, análise e seleção de produções relacionadas à temática, por meio dos descritores “avaliação institucional”, “políticas públicas” e “gestão escolar”, além de levantamento dos documentos legais e orientadores da avaliação institucional em âmbito nacional; (ii) levantamento de documentos institucionais relativos à avaliação interna do IFRO (questionários de avaliação, relatórios, regulamentações, PDI e Projeto Pedagógico Institucional (PPI)); (iii) análise do material levantado. Para tratar dos documentos oficiais, utilizou-se a análise documental (CELLARD, 2008) e, para os RAI, acrescentou-se a técnica de categorização, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que a avaliação interna do IFRO tem se consolidado como importante ferramenta para as ações institucionais e a gestão tem utilizado os resultados como diagnóstico e indicadores para as tomadas de decisões. Alguns pontos precisam de aperfeiçoamento: capacitação dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), elaboração dos instrumentos de avaliação, estruturação e análise dos dados nos relatórios de avaliação, sensibilização da comunidade e formas de divulgação dos resultados da avaliação. A avaliação interna tem superado o aspecto burocrático e legalista, estando no caminho para a construção coletiva de uma cultura de avaliação formativa e emancipatória.Item Sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar: da formação inicial à prática profissional – um estudo na perspectiva histórico-cultural(2015) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Souza, Ana Maria de LimaA avaliação da aprendizagem constitui-se como um fator importante no contexto escolar, porém, muitas vezes é praticada independente dos processos de ensino e aprendizagem por meio de sistemas de avaliações organizados de forma isolada das demais atividades pedagógicas, o que faz com que ainda hoje a avaliação gere muitas contradições no âmbito escolar. Esta pesquisa tem como enfoque investigativo os sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar por profissionais em educação, egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O principal objetivo é analisar os sentidos atribuídos à avaliação da aprendizagem no percurso formativo da graduação (2004) por meio da pesquisa de Souza (2005) e, dez anos depois, como profissionais em educação (2014/2015). A pesquisa tem abordagem qualitativa e constituiu-se em três etapas. A primeira caracterizou-se pelo levantamento bibliográfico dos principais autores que se relacionam com a temática. Identificou-se que a Avaliação da Aprendizagem Escolar, abordada por Luckesi (2011a, 2011b), elucida as questões a serem discutidas sobre esse descritor. A teoria da Pedagogia Histórico-crítica no contexto escolar é abordada a partir de Martins (2013) e Saviani (1991, 2008, 2009). Com relação ao descritor “sentido”, buscou-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural por meio dos autores Duarte (1993, 2001), Leontiev (1988), Luria (1979) e Vigotski (1995, 1995) aporte para as questões a serem abordadas. A segunda etapa compôs-se da coleta de dados, realizada por meio de entrevista (SZYMANSKI, 2011) com três profissionais em educação nos anos de 2014/2 e 2015/1. A terceira etapa constituiu-se na análise dos discursos das colaboradoras à luz do referencial teórico da pesquisa e baseado na Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Destaca-se o movimento dos sentidos trazidos pelas profissionais em educação do ano de 2004 para 2014/2015. Nesse percurso, as colaboradoras reconhecem muitas contradições presentes ainda hoje nas práticas avaliativas escolares e consideram muito importante ter como foco da atividade pedagógica avaliativa a pessoa do educando.