Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) por Autor "Pereira, Aguinaldo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conselho Escolar e gestão democrática de escola da rede pública de ensino no município de Alvorada do Oeste, RO na perspectiva da formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, AguinaldoO presente estudo teve como objetivo analisar fontes e instrumentos que abordam a participação efetiva do conselho escolar em uma gestão democrática de escolas da rede pública de ensino na perspectiva de uma formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de um estudo de abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, por meio de pesquisa participante, que buscou analisar o processo de implementação e fortalecimento de conselhos escolares na rede pública municipal de ensino de Alvorada do Oeste, RO. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Secretaria Municipal de Educação e com gestores das escolas municipais do município. Neste contexto, o Conselho Escolar tem um importante papel na escola, já que ele oportuniza e potencializa a participação da direção, dos professores, dos alunos, dos funcionários e da comunidade escolar, fazendo com que todos esses segmentos exerçam sua palavra dentro da escola e compartilhem o poder decisório, favorecendo assim, a prática efetiva da gestão democrática. Uma das contribuições desta pesquisa será oferecer à Secretaria Municipal de Educação e as escolas a possibilidade de estabelecer Conselhos Escolares fortalecidos, bem como reorganizar aqueles que já estão constituídos, porém fragmentados, onde fica a cargo somente do diretor da escola a tomada de decisões. Para isso, foi confeccionado uma Cartilha de orientações para Gestores e docentes com os principais pontos para implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares, visando contribuir com as escolas da rede pública municipal de ensino em Alvorada do Oeste, RO. Dessa forma, aumentar as vozes constituídas na tomada de decisões podem gerar contribuições diferentes e um maior benefício à comunidade escolar, trazendo para dentro dos conselhos a perspectiva da Formação Humana Integral da Educação Profissional e Tecnológica.Item Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, AguinaldoEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.Item Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, AguinaldoO curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.Item Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EaD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, AguinaldoO estudo tem por objetivo analisar as práticas e desafios da mediação pedagógica em cursos técnicos subsequentes, na modalidade educação a distância - (EaD), do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. A educação a distância é uma forma do IFRO democratizar o ensino no estado de Rondônia. Onde a instituição precisa do professor mediador para ser o elo entre o estudante, o curso e o IFRO. A atuação desse profissional, também conhecido como tutor, contribui para o fortalecimento do processo educativo do educando, assim como ao pertencimento e permanência deste alunado no IFRO. Os sujeitos da pesquisa foram os professores mediadores a distância, de cursos técnicos e subsequentes na modalidade EaD, com a colaboração dos servidores da equipe gestora da Coordenação de Educação a Distância do Campus Porto Velho Zona Norte. O estudo nos possibilitou verificar as práxis e os desafios enfrentados pelos profissionais mediadores, os métodos e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que utilizam na promoção de uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso técnico na EaD. Neste contexto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, realizada por meio de pesquisa participante. Tendo como instrumentos para a construção dos dados dois questionários, as entrevistas e estudo bibliográfico, baseado nos estudos realizados por Freire (1970), Mendes (2016), Bardin (2011), Ramos(2009), Ferraz e Belhot (2010), Moran (1994), entre outros pesquisadores do tema. Os resultados da pesquisa apontam que a mediação pedagógica é uma forma de humanizar o processo de aprendizagem na EaD, estabelecer o elo entre a instituição, o conteúdo, o conhecimento e o estudante, de modo, que o indivíduo estudante não se sinta só dentro desse processo de autoconstrução desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dito isso, o professor mediador é o profissional que cria um ambiente de c omunidade, para que o processo educativo seja coletivo, ao mesmo tempo que o educando seja protagonista da construção de seus conhecimentos. A partir dos resultados deste estudo foi elaborada esta dissertação e construído o curso MOOC -Formação de mediadores para EPT na EaD, como produto educacional que contribuirá para a formação, primoramento do trabalho realizado pelo(a) mediador(a) e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, estudante da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte e os demais Campi. Assim como, aos profissionais e instituições que têm interesse em se capacitar na área da mediação pedagógica, Educação a distância e Educação profissional e tecnológica.