Tecnologia em Agronegócio
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Agronegócio por Autor "Rodrigues, Vera Lúcia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da gestão de qualidade total da produção de alevinos em uma piscicultura de Primavera Rondônia/RO(2022) Rodrigues, Vera Lúcia; Souza, Saiane Barros deEsta pesquisa tem por objetivo estudar como os princípios da gestão da qualidade total são aplicados numa propriedade de reprodução de alevinos em Primavera de Rondônia- RO; e como objetivos específicos, verificar o funcionamento dos processos de produção de alevinos; identificar os processos de gestão da produção com foco na gestão da qualidade total; analisar a execução dos processos de gestão da qualidade total na cadeia produtiva. Tem como teoria de base os sete princípios básicos da gestão da qualidade total: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem por processo; melhoria; tomada de decisões baseadas em evidências; gestão das relações, junto dessa teoria estudou-se também a ferramenta da qualidade 5s. Adota-se o método de estudo de caso de natureza qualitativa, com fins descritivos, coleta de dados por meio de observação, análises de registros da produção como cadernos, anotações e planilhas, bem como também o uso de questionamentos com gestor e colaboradores durante as atividades diárias, contrapondo as técnicas de manejo com a literatura vigente. A análise dos dados percorreu o entendimento da aplicação da gestão da qualidade total na propriedade concomitante com as práticas adotadas nos 5s. Os resultados apresentaram que o sucesso do empreendimento se deve pela persistência e parcerias realizadas ao longo da jornada de 30 anos de trabalho que está sempre em melhoria contínua. Ficou evidente que o trabalho é pautado dentro dos sete princípios que permeiam a gestão da qualidade total porque todas as atividades de produção e manejo visa produzir alevinos saudáveis com bom desenvolvimento garantindo a satisfação do cliente sendo ele o foco. A liderança da propriedade deixa claro esses objetivos. A empresa gere os recursos com eficiência e eficácia fazendo uma abordagem de processos contínuo buscando a melhoria e todas as decisões das operações são baseadas em evidência de acordo com os problemas apresentados no decorrer do manejo. Por fim o relacionamento que a empresa tem com seus clientes é contínua mesmo no período pós-venda, garantindo a fidelização do mesmo. A propriedade trabalha visando sobre dois aspectos elementares: a redução de falhas e aumento da satisfação dos seus clientes.