Especialização em Informática na Educação (EaD)
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Navegando Especialização em Informática na Educação (EaD) por Autor "Dias, Wanderson Roger Azevedo"
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Item Introdução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades(2024) Candido, Caroline Costa Silva; Dias, Wanderson Roger AzevedoA ascensão das tecnologias digitais na Educação 4.0 tornou-se ubíqua na sociedade, instigando reflexões profundas sobre os processos de formação educacional. Neste contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa e embasada em fontes bibliográficas, busca não apenas a expansão, mas também o esclarecimento de conceitos e ideias acerca da integração da informática no complexo cenário do ensino-aprendizagem, especialmente no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A análise aprofundada visa fornecer insights valiosos sobre como a informática se entrelace de maneira intrínseca ao processo educacional, identificando nuances e desafios específicos enfrentados no contexto da formação profissional tecnológica. Além disso, a pesquisa buscou fomentar discussões construtivas sobre as diversas possibilidades para a implementação de uma educação progressista, que esteja alinhada com as competências exigidas no século XXI. Assim, na era da Educação 4.0, a ênfase recai sobre a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, destacando-se não apenas pelo domínio técnico, mas também pela capacidade de adaptabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. O estudo apresentou uma reflexão sobre como a integração das tecnologias digitais pode catalisar a formação de indivíduos dotados de habilidades essenciais para a sociedade atual. Então, no âmbito da Educação 4.0, a proposta foi validar a necessidade premente de desenvolver a capacidade dos educandos para usufruir plenamente das novas tecnologias. Este enfoque não se restringiu à mera utilização das ferramentas digitais, mas priorizou o estímulo e o desenvolvimento das habilidades de criação e inovação. A pesquisa buscou, assim, fornecer subsídios para a formulação de estratégias pedagógicas que promovam uma educação verdadeiramente alinhada com as exigências da sociedade digital contemporânea.Item Matemática com ênfase no Kahoot(2024) Brito, Vanusa Soares; Dias, Wanderson Roger AzevedoEsta pesquisa explora a integração do Kahoot, um software educacional baseado em gamificação, no ensino de matemática. Destaca-se a importância de utilizar jogos e tecnologias para fomentar a interação entre alunos e professores, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Aborda-se o papel da informática na Educação Infantil, evidenciando a presença intrínseca da matemática em diversas atividades. Compara-se a abordagem tradicional com o uso de jogos eletrônicos, enfatizando a dinâmica e o estímulo multissensorial proporcionados pelos jogos. O Kahoot é apresentado como uma ferramenta versátil, que promove interatividade, participação ativa dos alunos e permite a criação de quizzes. Destacam-se as vantagens do Kahoot na estruturação do processo de aprendizagem, na diversificação das técnicas de avaliação e na inclusão de alunos com necessidades especiais. Esta pesquisa ressalta a importância de explorar o potencial do Kahoot para aprimorar a qualidade do ensino de matemática, em conformidade com os critérios da sociedade contemporânea.