Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação de Mestrado por Autor "Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso das tecnologias digitais da comunicação e informação no letramento digital da literatura na da Amazônia nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans; Gomes, Iza ReisAtualmente, o exercício do letramento digital tem se tornado uma prática constante, as ferramentas digitais estão inseridas em nosso cotidiano, já não se pode pensar a educação sem tecnologias digitais. Nesse cenário, buscam-se informações em tempo real para as diversas áreas. Voltando esse pensamento para o âmbito educacional é necessário buscar alternativas para que o uso de tais tecnologias possam contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de discentes críticos e conscientes no processo de letramento digital. Diante desse panorama, o presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo utilizadas como recurso pedagógico pelos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama. A orientação do estudo é contribuir com novas propostas de uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, mais especificamente com textos produzidos sobre a Amazônia. Para realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa com objetivo de compreender a utilização das TDICs no processo de letramento digital na prática de professores de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO - Campus Porto Velho Calama. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa que posteriormente resultou na elaboração das sequências didáticas, questionário avaliativo do produto e a finalização do produto educacional com as sugestões e avaliações dos professores. O embasamento teórico está pautado em autores como: Lévy, Freitas, Frigotto e Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira e Souza, Aires, Bezerra. Com o resultado da pesquisa propomos um e- book com sequências didáticas que possibilitam aos docentes uma ferramenta pedagógica e educacional por meio do letramento digital utilizando textos que versam sobre a Amazônia que poderão contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura dos professores em sua aplicação tematizando as narrativas amazônicas de uma forma integrada e valorizando a cultura regional.