Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia por Autor "Menezes, Jéssica Alencar Faial de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem(2022) Menezes, Jéssica Alencar Faial de; Santos, Quézia Cristina de LimaO ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.