Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
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Navegando Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia por Autor "Aguiar, Tainá Cunha de"
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Item A química e a cultura indígena no Brasil: um levantamento bibliográfico no CBQ, ENEQ e SIMPEQUI(2022) Batista, Adeilza Flores; Correia, Silvia Maria Oliveira; Aguiar, Tainá Cunha deO presente artigo buscou fazer um levantamento bibliográfico das publicações que interseccionam a ciência química e suas aproximações com a comunidade indígena. Três eventos foram escolhidos, com base em suas relevâncias nacionais, relacionados à Química, um congresso, o CBQ, um encontro, o ENEQ e um simpósio, o SIMPEQUI. Esses três eventos têm grande prestígio na comunidade acadêmica e científica, onde são esperadas diversificadas temáticas. Buscamos levantar os relatórios que referenciavam a comunidade indígena, esses relatórios abordavam o tema em dois eixos: ensino e/ou sociedade. Portanto, esta proposta consiste metodologicamente em uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo. A análise quantitativa foi realizada por meio de estatística básica e exploratória de natureza descritiva, que objetivou agrupar e relacionar os conhecimentos já produzidos. A análise qualitativa buscou elencar e discutir as temáticas abordadas nas publicações registradas, nas plataformas escolhidas, dividindo as em três eixos: Estratégias pedagógicas: química e os povos indígenas; Química: cotidiano e conteúdo; Tradição indígena, formação docente e o ensino/aprendizagem.Item Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química(2021) Cavalcante, Frank de Aguiar; Abreu, Jordaine Horlene Meireles de; Aguiar, Tainá Cunha deDurante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.