O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas

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Data
2022
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Resumo
Neste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.
Descrição
Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Calama, como parte do requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Física.
Palavras-chave
Rnsino, Cálculo, Matemática, Física, Aplicações, Cálculo vetorial
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