Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Instituto Federal de Rondônia - campus Ariquemes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Nas últimas décadas, no meio educacional, as discussões a cerca da necessidade de repensar e reelaborar práticas que fomentem a participação ativa dos estudantes como meio de fortalecer os processos formativos e a educação integral têm se ampliado. O protagonismo estudantil tem sido um grande aliado nessa tarefa. O protagonismo estudantil diz respeito à atuação criativa, construtiva e solidária do sujeito, na interação com outras pessoas para a solução de problemas reais na escola, na comunidade e na vida social. Os referenciais educacionais vigentes abordam a temática como prática já implementada nas diferentes formas e modalidades de educação, bem como na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Nesse sentido, o problema de pesquisa gerado é em torno de: o protagonismo estudantil desenhado nos documentos e legislação do Instituto Federal de Rondônia dialoga e se concretiza com a prática desenvolvida nos Projetos de Ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica do Campus Ariquemes? O objetivo centrou-se em como ocorre o protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRO – Campus Ariquemes. A linha de pesquisa a qual este estudo se vincula é “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e ao Macroprojeto “propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ariquemes, junto aos alunos dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo concretizou-se por meio: de levantamento bibliográfico; análise documental; questionários; entrevistas e desenvolvimento de uma oficina que teve como intuito colaborar com a promoção e estímulo do protagonismo dos alunos inscritos nos Projetos de Ensino, possibilitando uma maior proximidade da prática realizada no IFRO – Campus Ariquemes com a teoria defendida pelo mesmo.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado no Campus Porto velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave

Protagonismo Estudantil, Projeto de Ensino, Autonomia, Formação Integral, IFRO, Campus Ariquemes

Citação

FERRAZ, Lucinete Dias. O protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Instituto Federal de Rondônia - campus Ariquemes. Orientador(a): Profª. Dra. Iza Reis Gomes. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.