Dissertação de Mestrado

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    Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EaD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte
    (2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo
    O estudo tem por objetivo analisar as práticas e desafios da mediação pedagógica em cursos técnicos subsequentes, na modalidade educação a distância - (EaD), do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. A educação a distância é uma forma do IFRO democratizar o ensino no estado de Rondônia. Onde a instituição precisa do professor mediador para ser o elo entre o estudante, o curso e o IFRO. A atuação desse profissional, também conhecido como tutor, contribui para o fortalecimento do processo educativo do educando, assim como ao pertencimento e permanência deste alunado no IFRO. Os sujeitos da pesquisa foram os professores mediadores a distância, de cursos técnicos e subsequentes na modalidade EaD, com a colaboração dos servidores da equipe gestora da Coordenação de Educação a Distância do Campus Porto Velho Zona Norte. O estudo nos possibilitou verificar as práxis e os desafios enfrentados pelos profissionais mediadores, os métodos e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que utilizam na promoção de uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso técnico na EaD. Neste contexto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, realizada por meio de pesquisa participante. Tendo como instrumentos para a construção dos dados dois questionários, as entrevistas e estudo bibliográfico, baseado nos estudos realizados por Freire (1970), Mendes (2016), Bardin (2011), Ramos(2009), Ferraz e Belhot (2010), Moran (1994), entre outros pesquisadores do tema. Os resultados da pesquisa apontam que a mediação pedagógica é uma forma de humanizar o processo de aprendizagem na EaD, estabelecer o elo entre a instituição, o conteúdo, o conhecimento e o estudante, de modo, que o indivíduo estudante não se sinta só dentro desse processo de autoconstrução desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dito isso, o professor mediador é o profissional que cria um ambiente de c omunidade, para que o processo educativo seja coletivo, ao mesmo tempo que o educando seja protagonista da construção de seus conhecimentos. A partir dos resultados deste estudo foi elaborada esta dissertação e construído o curso MOOC -Formação de mediadores para EPT na EaD, como produto educacional que contribuirá para a formação, primoramento do trabalho realizado pelo(a) mediador(a) e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, estudante da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte e os demais Campi. Assim como, aos profissionais e instituições que têm interesse em se capacitar na área da mediação pedagógica, Educação a distância e Educação profissional e tecnológica.
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    O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim
    (2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia Fontenele
    Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A pesquisa está inserida na linha pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como tema o Conselho de Classe numa perspectiva da educação inclusiva. Assim, foi realizado uma análise sobre o Conselho de Classe de uma turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim a fim de verificar os problemas e desafios quanto à abordagem da situação dos alunos com deficiência com o intuito de criar um produto educacional que traga propostas de ações que possam melhorar gestão do processo ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para dialogar com os dados obtidos na pesquisa e fundamentar as concepções e reflexões extraídas durante as análises leva em consideração autores que discutem sobre Gestão Pedagógica – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, entre outros, Conselho de Classe – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 e Educação Inclusiva – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados e de análise respectivamente a Pesquisa-Ação Participante e a Análise Textual Discursiva – ATD. Desse modo, com o apoio e colaboração das pessoas que participaram da pesquisa, foi possível entender as dinâmicas, desafios e problemas na realização do Conselho de Classe e em seguida a construção de um guia pedagógico, como produto educacional, para contribuir com o desenvolvimento do Conselho de Classe dentro da instituição. Conclui-se que o - Guia pedagógico para a realização de um Conselho de Classe inclusivo - apresentado e avaliado pelos participantes da pesquisa poderá contribuir para a prática do Conselho de Classe dentro da instituição, ao mesmo tempo, que contribuirá para a promoção da educação inclusiva dos alunos com deficiência e necessidades específicas dentro da instituição de ensino.
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    A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
    (2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Lopes
    A formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.
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    Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores
    (2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de Castro
    Esta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.
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    Inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Rondônia
    (2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de Castro
    O ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 sedimentou os caminhos da democracia em nosso país. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda ações que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes, a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a eliminar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas e a política de desenvolvimento profissional. Diante do exposto, a problemática que moveu essa investigação foi: os programas e ações desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia contemplam as necessidades específicas apresentadas pelos servidores com deficiência? A investigação da referida problemática abrigou o seguinte objetivo geral: analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020. Os objetivos específicos do estudo foram: (1) Discutir as concepções que deram base aos programas e ações desenvolvidas no que se refere à inclusão e desenvolvimento profissional de servidores PcD; (2) Verificar se o desafio estratégico n.º 55 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO referente ao período ao 2018-2022: “Promover a valorização dos servidores através de ações que contribuam para sua satisfação, segurança e bem-estar no trabalho, tais como a implantação do programa de qualidade de vida do servidor” foi colocado em prática; (3) Consolidar informações qualitativas sobre os principais desafios enfrentados pelos servidores com deficiência para o cumprimento de seu termo de posse; (4) Elaborar um Programa de Desenvolvimento Profissional para servidores com deficiência. A investigação se configura como Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e entrevistas de história oral de vida realizadas com servidores do Instituto Federal de Rondônia que possuem deficiência. Concluiu-se que é urgente o estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a fim de consolidar o direito ao trabalho desses servidores e promover o seu bem-estar.
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    A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, campus Porto Velho Calama
    (2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de Sousa
    O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, enquanto política pública educacional, é destinado à democratização do acesso, permanência e êxito de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino, contemplando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Nesse viés, considerando a avaliação como uma das fases do ciclo das políticas públicas, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, foi necessário analisar o aspecto histórico da implantação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, tendo como objeto o Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, bem como apontar quais as ações de Assistência Estudantil promovidas pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, que visam à ampliação da garantia de permanência e êxito dos estudantes no período de pandemia da Covid-19. Além disso, identificou-se o perfil socioeconômico dos alunos bolsistas e não bolsistas do 3º ano dos cursos do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e entrevista. Através da pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos avalia de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil disponibilizados pelo IFRO Campus Porto Velho Calama no período da pandemia da Covid-19, destacando que os programas e auxílios possibilitam aos estudantes de baixa renda a continuidade nos estudos, além da manutenção destes na instituição. Em relação à divulgação dos Auxílios Estudantis do IFRO no período pandêmico, para 74,42% dos alunos, o IFRO divulgou de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil, enquanto para 25,58% dos participantes da pesquisa, não houve ampla divulgação. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO”, visando proporcionar a ampliação da divulgação das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na instituição.