História da educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica

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Data
2025
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Elencar os principais desafios da educação pública ofertada no Território Federal de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980, (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios de ordem pedagógica enfrentados por docentes do ex-território que se encontram, após a transposição, na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além de (3) Contribuir com o incremento da produção científica mediante acervo virtual de fontes históricas. O desenvolvimento deste estudo tomou como base o método histórico (Rüsen, 2007) e a principal base teórica que deu sustentação às reflexões desenvolvidas foram: a relação entre memória e história (Le Goff, 2000a; Ricoeur, 2007), a relação entre documento e monumento (Le Goff, 2000b), os lugares de memória (Nora, 1993), as práticas cotidianas (Certeau, 1998). As categorias de análise centrais a esta pesquisa foram Fronteira, Território e Memória, pensados em relação à Educação pública ofertada em Rondônia. A investigação foi por meio da catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. As entrevistas foram gravadas com professoras e professores do ex-território que passaram pela transição de Território para Estado, com viés temático a respeito da educação pública e de suas experiências de trabalho. Os resultados indicaram que os desafios enfrentados pelas professoras e professores do ex-território eram semelhantes ao do Estado após a transição em 1982. Enfrentaram, além de desafios particulares, os de ordem política e econômica e após a transposição, encontram-se em face de um novo ambiente de trabalho, agora enfrentando os desafios da EPT.
Descrição
Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho - Calama, como requisito para obtenção do título de mestre em Educação.
Palavras-chave
Educação, História, Ensino
Citação
CAMPOS, Darlene Mary. História da Educação em Rondônia (1970-180): Uma proposta de produção historiográfica. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024. Orientador: Profª Dra. Xênia de Castro Barbosa.