Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
URI Permanente para esta coleção
Documentos publicados pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Navegar
Navegando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por Assunto "Avaliação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia(2023) Silva, Weslayne Kalline da; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaDiscussões acerca da acessibilidade web é importante, pois a web surge como um recurso que facilita a visualizar e disponibilizar informações, permitir a troca de comunicação entre os usuários e a realizar diversas atividades cotidianas. A falta de acessibilidade em sites, como os que pertencem ao setor educacional, ocasiona limitações de acesso, também conhecidas como barreiras tecnológicas, que geram uma experiência negativa do ponto de vista do usuário, pois ao acessar um site diversas habilidades são utilizadas, como motora, cognitiva e interpretativa. No setor educacional, torna-se necessário que a acessibilidade web seja inserida, visto que por meio de sites de instituições de ensino diversas informações são disponibilizadas para a comunidade. Para tanto, este trabalho visa analisar a acessibilidade web dos sites das escolas municipais de Ji-Paraná apresentando melhorias para esses portais. Com relação à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliométrica com os softwares Harzing’s Publish or Perish e VosViewer para a abordagem; a pesquisa bibliográfica para os procedimentos; e pesquisa descritiva para os objetivos. Para a análise de acessibilidade dos sites, optou-se pela ferramenta automática ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), que segue o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), tendo como foco realizar a avaliação dos sites do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Para Autismo, Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Prof.ª Maria Antônia, e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros. Diante disso, foi feita seleção de páginas de cada site para a avaliação e verificou-se que nenhuma possui o nível máximo recomendado de acessibilidade pelo eMAG. Através dos resultados, foram exibidos erros relacionados ao conteúdo, textos, imagens, links e outros. Para tanto, efetuou-se o levantamento dos problemas identificados e as recomendações para as correções que poderão ser feitas visando a melhoria nos sites.