Campus Colorado do Oeste
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O Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2008. O Campus Colorado do Oeste tem perfil agrícola e atualmente oferta curso de nível técnico em Agropecuária nas modalidades integrado, superior: Bacharelado Engenharia Agronômica e Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnológico em Gestão Ambiental, Pós-Graduação Lato Sensu: Ensino de Ciências e Biologia e Geoprocessamento Ambiental.
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Navegando Campus Colorado do Oeste por Orientadores "Almeida, José Elias de"
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Item Desconhecimento da sexualidade adolescente pelo adolescente: um estudo sobre a necessidade de saber para se proteger(2023) Einik, Paola Aguiar; Almeida, José Elias deO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a necessidade da educação sexual na escola. O mesmo foi realizado com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. As análises para elaboração do trabalho abordaram critérios de metodologia qualitativa, na qual foi utilizado o método de abordagem fenomenológica para análise dos dados. Durante o desenvolvimento das atividades, foi notório que a não implementação da educação sexual dentro da escola traz consequências como a falta de conhecimento na vida dos estudantes adolescentes, e que muitas vezes por não saberem prevenir-se, tomam decisões que podem comprometer a saúde, e provocar atrasos na vida escolar.Item Inclusão escolar no ensino regular: percepções de professores sobre a prática inclusiva em escolas públicas de três municípios de Rondônia(2025) Costa, Kleziane de Lima; Almeida, José Elias deA inclusão escolar é um tema amplamente discutido na educação, especialmente no que se refere à inserção de pessoas com deficiência no ambiente regular de ensino. Baseado nesse pensamento, este estudo buscou investigar as percepções de professores da Educação Básica sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no ensino regular, além de provocar reflexões sobre a árdua e desafiadora tarefa da escola na missão de incluir na sociedade pessoas com algum tipo de deficiência de forma igualitária, justa e humana. Foram entrevistados oito professores da rede pública de três municípios do estado de Rondônia. Os resultados indicam que as principais dificuldades identificadas pelo grupo pesquisado foram falta de recursos materiais para atender a diversidade das demandas de PCD, apoio técnico insuficiente para apoiar e orientar os professores, maior implementação de formação continuada para professores em serviço, melhorias na infraestrutura escolar e mais apoio familiar. Os dados permitiram que, além de visualizar situações inibidoras no processo inclusivo, apontam também para possíveis tomada de decisões quanto a solução de problemas urgentes que certamente agregarão qualidade à proposta inclusiva no trabalho escolar.Item Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO(2024) Silva, Thaís Caroline Martins; Almeida, José Elias deA presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as modalidades didáticas utilizadas pelos docentes considerando os desafios, dificuldades e identificando sugestões de melhorias que possam fortalecer a formação do futuro professor de Ciências. Trata-se de pesquisa fundamentada em uma perspectiva quantitativo e qualitativo. Ou seja, entre objetividade e subjetividade, havendo uma complementaridade em ambas. A pesquisa foi realizada em duas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas na área urbana do município de Colorado do Oeste, estado de Rondônia. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e fechadas, e questões de múltipla escolha. Como resultado, um total de 08 professores das disciplinas Ciências e Biologia concordaram em contribuir com nosso trabalho. O grupo era composto por 3 professores da escola Manuel Bandeira, e 5 professores da Escola Paulo de Assis. Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, observa-se que a maioria dos professores de Ciências e Biologia, fazem uso de diversas modalidades didáticas em suas aulas e que isto não foge à regra em relação aos milhões de docentes espalhados pelo imenso território brasileiro. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa, ao destacar a relevância das metodologias didáticas, possa contribuir para que os professores reconheçam o quão enriquecedora a utilização de diferentes abordagens didáticas de ensino pode ser para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito educacional.Item Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências(2024) Legramante, Ana Claudia; Almeida, José Elias deO presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.Item Verificação e validação de competência docente e atividades extracurriculares no ensino de Ciências em escolas públicas da rede estadual do município de Colorado do Oeste-RO(2024) Machado, Cláudio Volpato; Almeida, José Elias deO presente artigo trata das competências docentes quanto a verificação e validação de atividades extracurriculares que são desenvolvidas na escola e quais suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes nas áreas de ciências e biologia. Na busca de implementar ações efetivas a fim de promover o interesse de estudantes pelo conhecimento científico, torna-se necessário uma melhor análise dos assuntos considerados extracurriculares. As práticas utilizadas no desenvolvimento das citadas atividades, devem estar alinhadas com as metodologias utilizadas pelos docentes tendo como parâmetros o total aproveitamento do tempo na aplicação das tarefas e a sintonia com a construção de conhecimentos científicos válidos para a formação dos alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, sendo que para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas e empíricas, envolvendo oito professores das disciplinas de Ciências e Biologia do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas da educação básica situadas em área urbana do Município de Colorado do Oeste-RO. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via e-mail (google formulário) com sete perguntas cujos resultados mostram que o desenvolvimento de atividades extracurriculares é positivo pois sempre agregam conhecimentos válidos aos estudantes. No entanto, há que se considerar uma mudança na organização das mesmas em conciliação com o horário escolar. Na avaliação final concluímos que as atividades extracurriculares devem ser analisadas a partir dos aspectos de complementação do currículo escolar e da formação cidadã.