Produção Científica
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade é composta pela produção científica produzida por acadêmicos da graduação e pós-graduação e por servidores do IFRO.
Navegar
Navegando Produção Científica por Curso "Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estratégias de gestão comercial e informação para o sucesso da Educação a Distância no Brasil(2025) Blanco, Sinara Carolina; Souza, Francisco Wenderson Pereira deA partir da segunda metade do século XX, as tecnologias passaram a promover inovações significativas com forte impacto na sociedade, caracterizando o período como a “era da informação”. No início do século XXI, houve uma expansão expressiva das instituições de ensino superior e da oferta de cursos nas modalidades de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, profissionalizantes, EJA, preparatórios para o ENEM e vestibulares, bem como cursos especializados — todos favorecidos pelo avanço da Educação a Distância (EaD), amparada legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96, em seu Art. 80. O objetivo geral deste estudo é analisar como a gestão da informação pode contribuir para o desempenho e crescimento da empresa Grupo Primeira Classe Educação e Tecnologia LTDA. A instituição foi fundada por Tiago Machado, servidor público, professor especialista em gestão e segurança no trânsito, administrador e empreendedor, que, com ampla experiência no setor educacional, criou e consolidou a PC CURSOS. Sob sua liderança, a instituição se destacou como uma das maiores no segmento de EaD no Brasil, com foco na capacitação profissional e na transformação social por meio da educação acessível e de qualidade.Item Gestão Comercial em pequenas empresas: desafios e estratégias para o crescimento(AYA Editora, 2025) Santana, Fabiana da Silva; Costa, Jenicleia Mendes da; Souza, Francisco Wenderson Pereira deEste trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e estratégias da gestão comercial em micro e pequenas empresas (MPEs), com foco na sustentabilidade e continuidade dos negócios. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utiliza revisão bibliográfica para compreender as práticas gerenciais adotadas por essas empresas e os fatores que impactam seu desempenho no mercado. Diante das dificuldades enfrentadas, como a má administração, a escassez de capital e a alta carga tributária, torna-se fundamental a implementação de estratégias eficazes de controle de custos, inovação e planejamento estratégico. A partir da análise teórica, constata-se que a adoção de ferramentas gerenciais adequadas pode contribuir significativamente para a sobrevivência e o crescimento sustentável das MPEs.