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O IFRO é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica atuando também na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços em estreita articulação com a sociedade.
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Item Autorretratos: escrevivendo novas páginas no mundo pós 2020(Temática, 2022) Gonçalves, Dennis Weberton Vendruscolo; Silva, Rosália Aparecida da et. al.Nesses autorretratos, um grupo de pesquisa formou um coral para pensar o tempo e a condição de viver em tempos estranhos, e, apresenta a produção poética com a proposta de escrita de mulheres, no tempo do isolamento e afastamento num coletivo como forma de resistência e militância, fazendo versos de dentro de casa, pois como diz Gaston Bachelard em A poética do espaço: a casa é nosso canto no mundo... o nosso primeiro universo. Nesse contexto, também como forma de registros de olhares e vozes múltiplas, corpo e alma, pois conforme muito divulgado, embora tenham morrido mais homens, foram os corpos e o emocional das mulheres os mais atingidos, seja pelas violências, pela perda de entes queridos e pela sobrecarga de trabalho.Item Ética no serviço público federal: contexto e reflexões(HOLOS, 2017) Catafesta, Kelly CristianeO objetivo do presente ensaio é contextualizar a ética no serviço público federal por meio do código de ética dos servidores públicos federais. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de autores que propõem um debate sobre os conceitos de ética e moral, a importância da elaboração de códigos de ética para as categorias profissionais e os conceitos e deveres do código de ética dos servidores públicos federais. Os resultados alcançados após a conclusão da pesquisa demonstram que a conduta ética de um grupo é regida pela aceitação coletiva dos conceitos morais. Os códigos de ética são elaborados para compilar as normas e condutas que orientam os profissionais de determinada categoria profissional. Desta forma, o Decreto nº 1.171/94 institui os parâmetros de ética que devem ser observados pelos servidores públicos federais.Item Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada(Crossref, 2021) Silva, Rosália Aparecida da; Camelo, Viviane Cristina; Gonçalves, Dennis Weberton; Camargo, Marcelo Ferreira; Gois, Marcos Daniel Silva deEste texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática.Item IFRO na história - V. 3 A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia (Inovação e Tecnologia)(2022) Gonçalves, Dennis Weberton Vendruscolo; Silva, Rosália Aparecida daLivro Volume 3 – Inovação e Tecnologia: Para o terceiro livro editorial, os temas agrupados foram os de pesquisa, inovação, tecnologia, publicações e participações em eventos, além da ênfase em ações de internacionalização e educação a distância. No IFRO, fomenta- -se o aprendizado com ações de ensino, pesquisa e extensão, e desde o ensino médio, os estudantes são chamados ao desenvolvimento científico. Além disso, o aluno possui a oportunidade de cursar dos níveis técnicos à graduação, ou mesmo até a pós-graduação, porque há verticalização do ensino. Nas notícias da política institucional de internacionalização, mostra-se que há um mundo de oportunidades para alunos e servidores em diversos países em que há parcerias instituídas ou aguardando novos contatos. Fala-se das participações em congressos, fóruns, colóquios, feiras, publicações em periódicos científicos fruto do trabalho desenvolvido por estudantes e servidores. Também sobre tecnologia e inovação, como os pedidos de registro de patentes, transferências de tecnologia, desenvolvimento de produtos, atuação ao lado de fundações, possibilidade de incubação de empresas externas e a história da evolução do EaD na instituição.Item IFRO na história - V. 1 A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia (Gestão)(2022) Gonçalves, Dennis Weberton Vendruscolo; Silva, Rosália Aparecida daOs temas principais são desenvolvimento institucional, as parcerias realizadas, destaques de servidores e capacitações. Os leitores encontrarão entrevistas com os dois reitores anteriores e o atual, mostrando um panorama de cada gestão desde a implantação do Instituto Federal em Rondônia. Na sequência, se iniciam os resgates históricos a partir de notícias dos sites institucionais do IFRO. Começando por reuniões e outros momentos importantes que ocorreram na instituição, a exemplo das que discutiram novas unidades, aulas inaugurais, parcerias, entre outras ações. Parcerias realizadas nestes primeiros anos de funcionamento do IFRO. Finalizando a última parte desse primeiro volume com as realizações de servidores da instituição.Item IFRO na história - V. 2 A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia (Alunos e Ensino)(Inovar, 2022) Gonçalves, Dennis Weberton Vendruscolo; Silva, Rosália Aparecida daO resumo desse volume envolve os principais feitos de nossos alunos, aulas inaugurais, datas comemorativas diversas e certificações e formaturas, mais as áreas de ensino, inclusão e assistência estudantil. As primeiras matérias históricas são sobre aulas de campo e participação em atividades diferenciadas. Depois vêm matérias que trazem um olhar mais atento às cerimônias de aulas inaugurais, inícios de ano, e eventos de conclusão dos cursos, demonstrando que aqui no IFRO, é preciso ter coração forte para tanta emoção. Ainda em relação aos alunos, foi feito um raio-x sobre suas atividades extraclasse, e sobre como a instituição busca prepará-los para o mundo do trabalho, formando profissionais com qualidade. Na assistência estudantil estão as ações de inclusão, que proporcionam meios de acesso, permanência e êxito dos estudantes. Nos últimos recortes de notícias, são lembradas as datas comemorativas e atividades externas, como olimpíadas de conhecimento e outros espaços de participação de nossos alunos, consolidando a imagem institucional junto à sociedade.Item IFRO na história - V. 4 A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia (Comunicação e Relação com a sociedade)(2022) Gonçalves, Dennis Weberton Vendruscolo; Silva, Rosália Aparecida daLivro Volume 4 – Comunicação e Relação com a sociedade: Ao mesmo tempo que traz uma linha do tempo das principais datas históricas do IFRO, o quarto livro é o que reúne as notícias de extensão, empreendedorismo, esportes, eventos, comunicação e esse contato maior entre alunos, servidores e comunidade externa. Trazendo para um momento mais recente, também mostra como foi o ano de 2020 para o IFRO. Há notícias de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com diversos públicos, eventos artísticos, culturais, esportivos, estágios, empreendedorismo e inovação, de divulgação científica, tecnológica e educacional. Vão ser relembrados os fóruns, palestras, feiras, encontros, simpósios, seminários, JIFRO e outros jogos escolares, reuniões em que fomos os anfitriões de convidados nacionais e internacionais, eventos imersivos e o empreendedorismo levado para a sala de aula. Mostrará, para finalizar, a atuação da comunicação e fará um resumo do ano em que todos nós precisamos superar as adversidades de um novo momento mundial marcado pelo atendimento remoto e pela união em prol da produção de máscaras, faceshields, álcool em gel, entre outras ações.Item Infidelidade à herança colonial da branquitude: uma jornada rumo à educação escolar antirracista(2024) Assis, Andrelize Schabo Ferreira de; Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos SantosEsta tese está inserida na linha Formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas na educação básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo desta pesquisa consiste em problematizar os rastros da branquitude na educação básica, em Porto Velho, visando ao fortalecimento da educação antirracista no contexto escolar, bem como à ampliação do arcabouço teórico acerca da branquitude brasileira. O estudo problematizou a possível interferência da branquitude na maneira que a questão racial é abordada na educação básica, inclusive acarretando a negação da existência do racismo na escola ou o considerando como problema “do outro”. Apresenta as seguintes questões: Como podemos entender a relação entre branquitude e colonialidade na educação em Porto Velho – RO e quais são as implicações para a manutenção da prática racial? Como a branquitude pode interferir na maneira que a questão racial é abordada nas escolas participantes da pesquisa, inclusive acarretando a negação do racismo ou o considerando como problema “do outro”? Como o ato performático da branquitude afeta a educação antirracista? A proposta de escrita terapêutica-desconstrucionista neste trabalho mobiliza a branquitude e a possibilidade de sua desconstrução para que se promova o antirracismo. A pesquisa contou com a participação de professores e equipe pedagógica das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Joaquim Vicente Rondon; Maria Francisca de Jesus Gonçalves; Antônio Ferreira da Silva e Nações Unidas. A escolha das escolas ocorreu para abranger as quatro zonas da cidade de Porto Velho (Zonas Sul, Leste, Oeste e Norte, respectivamente), localizada no estado de Rondônia. Considerando as quatro escolas, temos um total de 32 participantes, além de um participante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Profa. Dra. Kátia Farias, perfazendo um total de 34 participantes na pesquisa. A abordagem teórico-metodológica assumida nesta pesquisa fundamenta-se nos jogos de linguagem e terapia filosófica de Ludwig Wittgenstein; na desconstrução de Jacques Derrida; e na terapia gramatical-desconstrucionista como uma atitude pós-estruturalista de pesquisa e escrita acadêmica em educação a partir de Antonio Miguel. Essa entrada teórico-metodológica possibilitou a desestabilização de hierarquias, abalando a estrutura tradicional violenta e excludente e mobilizando para a pesquisa momentos de ressignificações de práticas escolares. O estudo realizado apontou que a postura acrítica da branquitude brasileira na escola atua como um dos pilares de perpetuação da dificuldade de identificação de indivíduos brancos na relação com a problemática do racismo e dificulta a implementação dos normativos legais e de ações antirracistas nas escolas. A pesquisa contribuiu com este campo de estudo ao apresentar um produto educacional voltado ao reconhecimento da responsabilidade da branquitude na construção de uma educação antirracista como projeto contínuo na escola. Esse recurso apresenta como conduzimos nossos encontros formativos, buscando afastar a compreensão de raça como hostilidade. Em vez disso, promovemos a abertura para a desconstrução e o entendimento do antirracismo como assunto que não deve ser temido nas escolas.Item Parto (di) versos(Ingeborg, 2022) Rosa, Elaine Márcia Souza; Silva, Rosália Aparecida da; Leite, Janaína; Lima, Solimária Lima et. al.Em 2020, em meio à pandemia de Covid 19, que ocasionou uma quarentena que se estendeu durante o ano todo e chegou, vigorosamente, a 2021, o distanciamento social e a forçosa expertise com uso do google meet fizeram com que algumas mulheres se reunissem virtualmente para projetar a presente obra, que traz um pouco de cada universo feminino no formato (di) Versos. Todas — escritoras, poetas, artistas ou pesquisadoras — resolveram colocar em prática uma ideia que foi a de pensar, a partir do feminino, o ser mulher em seus mais variados aspectos e expressar suas vivências, através dos extos e ilustrações, no citado contexto de isolamento. Escrever sobre e ilustrar a condição do feminino, do ser mulher, mãe, namorada, amante e todas as possibilidades que essa vivência nos condiciona e proporciona ao longo de nossa jornada fez com que pudéssemos refletir sobre a necessidade de compartilhar com outras mulheres e outras pessoas nesse momento ímpar que estamos vivendo. Temas como o feminino, o amor, a cumplicidade, o parto, a maternidade, a força, as sensações, a libido, a alegria, a solidão, a violência contra a mulher, o assédio sofrido, foram abordados por meio de diversos poemas que, escritos por todas nós, são agora juntados e ilustrados neste livro.Item Professional and Technological Education and Management Experiences of the Federal Institute of Rondônia, Brazil(ScienceDirect, 2014) Franzin, Sergio Francisco Loss; Almeida, Fabrício Moraes deThe theme of this paper is the management of professional and technological education. The purpose is to demonstrate trends in Federal Network of Education in Brazil and specifically discuss issues of management of Federal Institutes, in particular the Federal Institute of Rondônia. The research is documentary. National indicators of dropout and retention reveal that less than half of the students of the Federal Institutes of Education, Science and Technology can complete courses of middle and higher levels. The academic indexes of the Federal Institute of Rondônia are similar to the national indexes and require management strategies beyond common procedures for positive intervention in the processes of formation.