Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vieira, Ivonete da Silva Cardoso"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama
    (2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza Reis
    A leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão Comercial: a importância do planejamento estratégico na redução do desperdício utilizando os conceito Lean na fabricação de calhas na micro e pequena empresa do setor da construção civil no município de Itapuã do Oeste/RO
    (2023) Oliveira Júnior, Didacio José de; Vieira, Ivonete da Silva Cardoso
    Esta pesquisa tem como finalidade elencar a importância do planejamento comercial, para uma micro e pequena empresa, buscando evidenciar o que ele poderá colaborar e auxiliar na redução e eliminação dos desperdícios, decorrentes de seus processos produtivos, podendo assim contribuir com o crescimento da empresa, diante da necessidade das empresas do setor de construção civil na busca constante por novos conceitos e técnicas, mensurando com mais eficácia seus ganhos e perdas junto ao setor comercial. A partir do cenário atual e da grande possibilidade de desenvolvimento que a empresa do setor da construção civil apresenta, o principal objetivo deste trabalho é análise e alvitrar melhorias na utilização dos materiais na produção das calhas. Ao elaborar a meta de reduzir os desperdícios gerados no processo de construção com a utilização do conceito de produção enxuta. Os dados foram coletados e analisados, possibilitando a percepção da deficiência na redução de desperdício com embasamento a partir do uso de fontes bibliográficas, buscou-se elaborar junto aos gestores aplicação de uma entrevista semi estruturada com um questionário pré-formulado, onde foi possível realizar a análise dos resultados junto ao setor comercial, de maneira que buscou-se desenvolver metas para implantar o planejamento estratégico com uso do conceito LEAN, sabendo a importância e os reais benefícios como aplicabilidade de treinamento para os colaboradores com base na redução de desperdício, sugestões para os gestores da empresa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Chimamanda Ngozi Adichie
    (2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza Reis
    A proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Conceição Evaristo
    (2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza Reis
    A proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vozes literárias e acadêmicas de mulheres negras em Rondônia
    (2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza Reis
    A proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado “ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". Destacamos neste trabalho obras que reconhecem e valorizam a intelectualidade de algumas mulheres negras, escritoras e acadêmicas contemporâneas, do estado de Rondônia. O objetivo deste produto educacional é oferecer um material de pesquisa que poderá ser utilizado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura na pespectiva de uma formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. A intenção deste caderno não é oferecer atividades pedagógicas para se trabalhar em sala de aula, mas é dar o primeiro passo para divulgarmos essa produção ainda invisibilizada. Conhecer as produções locais é necessário, e oportunizarmos isso com estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio em uma Instituição de Ensino Público é viabilizar uma educação integral e omnilateral. Desejamos que o material com obras de escritoras e acadêmicas regionais seja útil na perspectiva de um conhecimento local sobre nossas escritoras. Valorizar as produções da região é uma forma de resistência ao Colonialismo. Conhecer nossas histórias e os estudos acadêmicos são necessários para que não corramos o risco da História única.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS