Navegando por Autor "Vieira, Ivonete da Silva Cardoso"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item Gestão Comercial: a importância do planejamento estratégico na redução do desperdício utilizando os conceito Lean na fabricação de calhas na micro e pequena empresa do setor da construção civil no município de Itapuã do Oeste/RO(2023) Oliveira Júnior, Didacio José de; Vieira, Ivonete da Silva CardosoEsta pesquisa tem como finalidade elencar a importância do planejamento comercial, para uma micro e pequena empresa, buscando evidenciar o que ele poderá colaborar e auxiliar na redução e eliminação dos desperdícios, decorrentes de seus processos produtivos, podendo assim contribuir com o crescimento da empresa, diante da necessidade das empresas do setor de construção civil na busca constante por novos conceitos e técnicas, mensurando com mais eficácia seus ganhos e perdas junto ao setor comercial. A partir do cenário atual e da grande possibilidade de desenvolvimento que a empresa do setor da construção civil apresenta, o principal objetivo deste trabalho é análise e alvitrar melhorias na utilização dos materiais na produção das calhas. Ao elaborar a meta de reduzir os desperdícios gerados no processo de construção com a utilização do conceito de produção enxuta. Os dados foram coletados e analisados, possibilitando a percepção da deficiência na redução de desperdício com embasamento a partir do uso de fontes bibliográficas, buscou-se elaborar junto aos gestores aplicação de uma entrevista semi estruturada com um questionário pré-formulado, onde foi possível realizar a análise dos resultados junto ao setor comercial, de maneira que buscou-se desenvolver metas para implantar o planejamento estratégico com uso do conceito LEAN, sabendo a importância e os reais benefícios como aplicabilidade de treinamento para os colaboradores com base na redução de desperdício, sugestões para os gestores da empresa.Item Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Chimamanda Ngozi Adichie(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Conceição Evaristo(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item Vozes literárias e acadêmicas de mulheres negras em Rondônia(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado “ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". Destacamos neste trabalho obras que reconhecem e valorizam a intelectualidade de algumas mulheres negras, escritoras e acadêmicas contemporâneas, do estado de Rondônia. O objetivo deste produto educacional é oferecer um material de pesquisa que poderá ser utilizado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura na pespectiva de uma formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. A intenção deste caderno não é oferecer atividades pedagógicas para se trabalhar em sala de aula, mas é dar o primeiro passo para divulgarmos essa produção ainda invisibilizada. Conhecer as produções locais é necessário, e oportunizarmos isso com estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio em uma Instituição de Ensino Público é viabilizar uma educação integral e omnilateral. Desejamos que o material com obras de escritoras e acadêmicas regionais seja útil na perspectiva de um conhecimento local sobre nossas escritoras. Valorizar as produções da região é uma forma de resistência ao Colonialismo. Conhecer nossas histórias e os estudos acadêmicos são necessários para que não corramos o risco da História única.