Navegando por Autor "Viana, Ana Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos(Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Mazarim, Karolayne Siqueira; Silva, Thalia Rhaney Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Viana, Ana Barbosa; Riquiere, Taynara Bonfim; Pereira, Luciana Cristina; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deA educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.