Navegando por Autor "Tardim, Junior de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Livro didático: perspectiva do implemento de tecnologias(2022) Tardim, Junior de Souza; Barboza, Claudemir MirandaEsta pesquisa objetiva compreender as práticas e abordagem dos conteúdos de trigonometria em três livros didático de mesma coleção em duas diferentes décadas, observando as mudanças e implementações de novas tecnologias, destacando-se que um bom livro didático estruturado e com uma boa qualidade é essencial e de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos analisar historicamente a abordagem do conteúdo de trigonometria na coleção do autor Luiz Roberto Dante, nos livros de 1990, 2010 e 2016, quanto a sua quantização, e aplicabilidade contemporânea observando as necessidades tecnológicas e inovadoras. É evidente dizer que os livros didáticos é uma ferramenta importantíssima como material escolar, percorrendo uma trajetória histórica desde a sua origem e em sua estrutura física, promovendo o papel de ferramenta de disseminação de conhecimentos, abordados pela rica e emocionante história da matemática. É notável compreender e evidenciar que esta importante ferramenta inclusa no processo de ensino e aprendizagem, recorre aos acontecimentos históricos, aproximando o professor e o aluno. Buscou-se fazer uma análise de como essa coleção abordou o conteúdo de trigonometria ao longo desse tempo e quais abordagens tecnológicas foram implementadas para o ensino do conteúdo de trigonometria. A pesquisa é baseada em pesquisas bibliográficas e aponta também a percepção dos autores em relação as abordagens aqui consideradas.