Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sousa, Eduardo Santos de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena
    (2022) Sousa, Eduardo Santos de; Miranda, Ariane Zambon
    O ensino teórico alinhado à prática é um ideal almejado por muitos formadores em diversos períodos históricos, na busca por instruir profissionais que atendam às demandas sociais e técnico-científicas. Entretanto, este processo continua sendo um desafio contemporâneo pouco alcançado. Mediante a escassez de ambientes que efetivem a formação do ensino prático estudantil, o presente estudo aborda os espaços de criação e experimentação como área produtora da autonomia e protagonismo dos estudantes. Assim, são analisadas estratégias educacionais e estruturas arquitetônicas usualmente empregadas no processo de ensino e aprendizagem, a relação das questões ambientais com a qualidade da aquisição e produção de conhecimento, bem como, as características locais existentes e perfil almejado para os acadêmicos do ensino técnico e superior no IFRO - Campus Vilhena/RO. Através destes elementos foi concebida uma proposta arquitetônica de um espaço estudantil, visando subsidiar experiências e vivências dos alunos na instituição, por meio de uma edificação organizada em três pavimentos, em que pode ser observada a inclusão, principalmente através do acesso universal. Outros recursos são: as conexões entre as edificações existentes, o uso de estratégias de conforto passivo, e as soluções estruturais modulares. Este novo bloco possibilita configurações de ambientes e layouts flexíveis e colaborativos, sendo a mutabilidade do espaço e a disponibilidade de ferramentas, os principais instrumentos desta proposta, estimulando o processo de experimentação, bem como acompanhar necessidades futuras.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS