Navegando por Autor "Silva, Thalymayra Godoi da"
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Item Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II(2021) Silva, Thalymayra Godoi da; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO presente trabalho tem como tema a “ A análise de livro didático da série inicial do ensino fundamental II, do ponto de vista da leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos”. O objetivo é abordar a interpretação através de situações problemas, bem como o uso da história da matemática como recurso didático nos estudos em sala de aula, para estimular, com seu ritmo, a decodificação e a interpretação. O uso da linguagem materna conciliada com a linguagem matemática auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender determinados exercícios de matemática, bem como a preocupação de melhorar a fusão entre as linguagens. Tenciona-se com esta iniciativa tornar as aulas de matemática menos metódicas e mais prazerosas, incentivando os alunos a lerem textos lúdicos que envolvem a matemática, despertando neles o interesse pela disciplina. Deduz-se que a interpretação é um recurso valioso dentro de qualquer área de estudo, em específico nesse trabalho na área da matemática, pois as habilidades de leitura e interpretação se tornam aliadas quando o assunto é ler e decodificar, já que para desvendar o que é proposto, além de saber a simbologia e linguagem matemática é preciso ler, entender e compreender. Assim sendo, esse trabalho vem mostrar aos alunos e professores a possibilidade de inovar quanto ao ensino da matemática, procurando fazer uma relação de mão dupla entre quem ensina e quem aprende. Para essa pesquisa, foi usado o método qualitativo para a análise de três livros didáticos do 6º ano e dois livros do 7º ano, dos seguintes autores: Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos, e Edwaldo Bianchinni. Sabendo que o livro didático não pode ser um recurso a ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, cogita-se induzir métodos diferenciados a ser complementado durante a ação, dado como exemplo as histórias da matemática e as contextualizações sociais que podem ser desenvolvidas de maneiras diferenca