Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Rafael Cruz da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Recursos financeiros escolares: a importância do Programa Dinheiro Direto na Escola como política pública
    (Revista Foco, 2024) Morais, Júlio da Silva de; Silva, Rafael Cruz da; Pinho, Silvia Teixeira de
    Este artigo aborda a importância de prioridades e planejamento na gestão dos recursos financeiros da escola, com o objetivo de maximizar seu impacto e beneficiar o processo educativo. Com isso, tem como objetivo principal investigar a importância do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como política pública de recursos financeiros escolares, analisando seus impactos na infraestrutura, no acesso aos materiais didáticos, na inclusão e igualdade de oportunidades educacionais, bem como na gestão financeira e autonomia das instituições de ensino. Para isso, adotou-se uma metodologia de revisão bibliográfica, que consiste em uma análise crítica e sistemática de fontes acadêmicas, livros, artigos científicos e relatórios governamentais relevantes ao tema. A revisão visa compreender a relevância do PDDE para a educação pública no Brasil e como ele se tornou um instrumento vital para o financiamento da educação básica no país. Os resultados indicam que o PDDE desempenha um papel crucial na promoção da descentralização e autonomia da gestão escolar, contribuindo para a inclusão social e consolidação da escola como um espaço participativo. No entanto, são identificados desafios, como a necessidade de maior fiscalização para garantir a correta aplicação dos recursos e a importância de repensar a abordagem do Estado para as políticas educacionais, evitando centralizações excessivas. Destaca-se ainda, a relevância da participação ativa da comunidade escolar e uma gestão eficiente por parte dos gestores escolares para o sucesso do programa. Conclui-se que o PDDE é uma importante ferramenta para promover a autonomia e democratização da gestão escolar, contribuindo para uma educação mais inclusiva e equitativa, contudo, são necessários esforços adicionais para enfrentar os desafios identificados e fortalecer a participação da comunidade escolar.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS