Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Milena Costa da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias metodológica para diminuir a cegueira botânica nas escolas do ensino fundamental e médio
    (2023) Silva, Milena Costa da; Prates Júnior, Paulo
    As plantas não recebem a mesma atenção que os animais, mesmo elas sendo essenciais para a humanidade e manutenção do equilíbrio da maioria dos ecossistemas. Essa falta de conhecimento e de visibilidade ameaça o equilíbrio socioambiental e compromete o ensino de Biologia. A percepção secundária sobre a relevância das plantas é denominada cegueira botânica. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as principais metodologias capazes de contribuir com a redução da cegueira botânica no Ensino Fundamental e Médio. A estratégia metodológica utilizada foi a revisão sistemática de literatura, com buscas realizadas nas bases de dados da Scielo, ScienceDirect e Scopus, no período de 2012 a 2022. A filtragem consistiu em usar os operadores booleanos “cegueira botânica” e “Plant blindness” and “education” em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, que fossem de acesso aberto. As informações foram organizadas em uma tabela no Excel® e submetidas a análise de conteúdo de Bardin. Obteve-se 17 artigos que foram categorizados em cinco conjuntos: (1) aulas em campos aulas; (2) aulas práticas experimentais; (3) debates teóricos contextualizados (4) utilização tecnológica e (5) criação de áreas verdes. Os resultados mostraram uma diversidade de formas de ensino diferentes, todas com impactos positivos na aprendizagem dos discentes. Concluiu-se que através de abordagens contextualizadas é possível reconhecer e valorizar a biodiversidade de plantas no Ensino Fundamental e Médio. Sugere-se que as instituições de ensino promovam a educação botânica e experiências prazerosas com o conhecimento relacionado às plantas.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS