Navegando por Autor "Silva, Kamila Aparecida da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item De 2020 a 2022 a vida se transformou num labirinto: por quais caminhos transitou o letramento matemático durante a pandemia?(2025) Silva, Kamila Aparecida da; Santos, Gabriel Tenório dosO período de pandemia foi desafiador em todos os aspectos da sociedade e na educação matemática não foi diferente. O objetivo dessa pesquisa foi busca identificar as dificuldades que os professores encontraram durante o periodo pandêmico bem como os meios que utilizaram para garantir o letramento matemático, a partir da seguinte problemática: Quais metodologias os professores utilizaram durante a pandemia para buscar promover o letramento?. A pesquisa foi do tipo qualitativa por revisão bibliográfica nos bancos de dados do Google Acadêmico, na revista Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) e revista PUC/SP. Para seleção dos trabalhos que fizeram parte do corpus da pesquisa, utilizou-se das seguintes palavras-chave: “letramento matemático durante a pandemia”, “Letramento matemático”, “Educação na pandemia”, “Pandemia” e “Letramento” com os termos presentes em qualquer campo. Os critérios de inclusão adotados foram : 1) Definir letramento matemático e caracterizar, 2) Descrever a pandemia no aspecto educacional, 3) Mostrar quais estratégias os professores utilizaram para garantir o letramento matemático, 4) Artigo ser publicado em Português, 5) Ter sido revisado e 6) Ter sido publicado a partir de 2020. Os critérios de exclusão adotados foram 1) que tratava superficialmente do tema em questão, 2) que se tratava de alfabetização e não de letramento. Com a pesquisa, constatou-se que foram encontradas diversas dificuldades pelos professores e não é possível afirmar que todos os alunos terminaram o ensino remoto letrado matematicamente.