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Navegando por Autor "Silva, Juliana Perozo da"

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    Associação entre hortas escolares e o Programa Saúde na Escola: análise da PeNSE 2019 com recorte urbano - rural no Brasil
    (2025) Silva, Juliana Perozo da; Bento, Isabel Cristina
    Objetivou-se analisar a associação entre a presença de hortas escolares e a participação das escolas no Programa Saúde na Escola (PSE), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), considerando as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Trata-se de um estudo transversal, com base em dados secundários da PeNSE, conduzida entre abril e setembro de 2019 com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras. A amostra foi probabilística, com análise da variável desfecho “horta escolar” e da variável explicativa “localização da escola”, utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson. Das 75.960 escolas analisadas, 21,88% relataram possuir horta escolar. Houve associação significativa entre a presença de hortas e a participação no PSE apenas nas áreas urbanas (p < 0,05), enquanto nas áreas rurais essa associação não foi estatisticamente significativa. Apesar da maior prevalência de hortas nas zonas rurais, sua ocorrência parece ocorrer de forma espontânea, independentemente do PSE. Os resultados indicam que o PSE pode desempenhar papel estruturante para a implementação de hortas nas áreas urbanas, onde os desafios são mais acentuados. A presença de hortas escolares reflete desigualdades territoriais e aponta a importância da articulação entre políticas públicas para o fortalecimento da EAN nas diferentes realidades escolares do país

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