Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Weberton Cordeiro dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem
    (2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio Fernandes
    O presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS