Navegando por Autor "Santos, Gisele Caroline Nascimento dos"
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Item Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão(2021) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Lemes, Sebastião de Souza; Rodrigues, MarleneA avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar o nível de eficiência e eficácia para o alcance das metas institucionais. Essa modalidade de avaliação interna fornece indicadores que subsidiam a regulação das ações institucionais e possibilitam discussões e análises para repensar as atividades desenvolvidas, o planejamento estratégico e, se necessário, a elaboração e a efetivação de novas ações e políticas internas quando da tomada de decisões. Com base nesse pressuposto, no presente estudo, foram analisadas as contribuições da avaliação interna para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de identificar suas influências nas tomadas de decisões da gestão escolar. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e 2018-2022 e Relatórios de Avaliação Interna (RAI) 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo analítica, desenvolvida em três etapas: (i) levantamento, leitura, análise e seleção de produções relacionadas à temática, por meio dos descritores “avaliação institucional”, “políticas públicas” e “gestão escolar”, além de levantamento dos documentos legais e orientadores da avaliação institucional em âmbito nacional; (ii) levantamento de documentos institucionais relativos à avaliação interna do IFRO (questionários de avaliação, relatórios, regulamentações, PDI e Projeto Pedagógico Institucional (PPI)); (iii) análise do material levantado. Para tratar dos documentos oficiais, utilizou-se a análise documental (CELLARD, 2008) e, para os RAI, acrescentou-se a técnica de categorização, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que a avaliação interna do IFRO tem se consolidado como importante ferramenta para as ações institucionais e a gestão tem utilizado os resultados como diagnóstico e indicadores para as tomadas de decisões. Alguns pontos precisam de aperfeiçoamento: capacitação dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), elaboração dos instrumentos de avaliação, estruturação e análise dos dados nos relatórios de avaliação, sensibilização da comunidade e formas de divulgação dos resultados da avaliação. A avaliação interna tem superado o aspecto burocrático e legalista, estando no caminho para a construção coletiva de uma cultura de avaliação formativa e emancipatória.Item Diálogos na educação: diferentes vozes, práticas e saberes pedagógicos(Temática, 2023) Silveira, Vera Lúcia Lopes; Santos, Gisele Caroline Nascimento dosA obra Diálogos na Educação: diferentes vozes, saberes e práticas pedagógicas é resultado da colaboração de pesquisadores do Grupo de Pesquisa no Âmbito da Educação (GPAE) e profissionais da educação das redes municipal e estadual do estado de Rondônia. Os 11 capítulos presentes neste livro abordam sobre o contexto da educação escolar no Brasil, sob diferentes ênfases que perpassam diálogos, práticas pedagógicas e saberes de profissionais da educação atuantes nas redes municipal, estadual e federal. Os resultados das pesquisas variam, desde realização de pesquisas científicas desenvolvidas em projetos específicos, cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado e doutorado em diferentes instituições. Em síntese, os capítulos convidam os leitores a refletirem sobre educação inclusiva; educação infantil; educação em tempos de pandemia; uso de tecnologias na educação; arte e/na educação; cinema na educação; interlocução ensino-pesquisa-extensão; alfabetização de jovens e adultos; formação docente; alteridade e padronização na educação, e sobre produção de texto no ensino médio. A diversidade de temáticas, abordando a educação brasileira, torna-se relevante para a construção de um cenário contemporâneo, dentro de um recorte histórico, possibilitando diferentes olhares e concepções, advindas de investigações científicas e experiências práticas. O livro foi pensado para leitores que estão ingressando no universo da educação, para aqueles profissionais já experientes, independentemente do nível de ensino em que atua, para a família, que possui um importante papel na formação do indivíduo e para aquele leitor crítico e curioso, pois apresenta assuntos relacionados ao desenvolvimento humano e os diferentes saberes inerentes à escola, retrato da sociedade.Item Instrumento para análise de Projeto Pedagógico de Curso: Guia prático da Pró-Reitoria de Ensino(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daTrata-se de um instrumento sistemático que pode auxiliar na avaliação geral do currículo por relatores e pareceristas. Além disso, pode também auxiliar a equipe gestora do ensino, comissões de elaboração ou reformulação na análise quanto à organização do processo. Vale destacar que o uso do instrumento para a análise, no entanto, não garante a qualidade do currículo, mas organiza o processo para que uma análise/avaliação qualitativa possa ser realizada. Esperamos que o instrumento possa auxiliá-lo/a e orientá-lo/a no processo.Item Orientações básicas para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ensino Médio Integrado(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daEste documento tem como objetivo orientar o processo de elaboração ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Entendemos que a formulação de uma proposta pedagógica deve ultrapassar as finalidades estritamente burocráticas ou pautadas no simples agrupamento de ementas e planos de ensino, partimos do pressuposto que o projeto pedagógico é um instrumento vivo e dinâmico, que deve representar a nossa realidade social, econômica e cultural, bem como expressar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento regional. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que estabelece as concepções pedagógicas, filosóficas , metodológicas para os cursos IFRO, deve ser utilizado como complemento a este documento, além das Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado (EMI) e o Currículo de Referência para o EMI. Por considerar os regulamentos vigentes, é necessário revisá-lo sempre que houver alteração nas normativas.Item Orientações para o planejamento e avaliação da Semana Pedagógica nos campi do IFRO: Guia prático da Pró-reitoria de Ensino para o planejamento da Semana Pedagógica(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Silva, Sônia Carla Gravena Cândido da; Santos, Lindelaine Gomes dosA Semana Pedagógica é um momento crucial para a equipe educacional se preparar para o ano letivo por meio da promoção de formação continuada e momento de planejamento pedagógico. É uma oportunidade para alinhar objetivos, estratégias e expectativas, para avaliar práticas pedagógicas anteriores, além de promover a colaboração e o desenvolvimento profissional. É importante, além de promover espaço para planejamento e formação, promover a integração entre docentes e equipe pedagógica. Para tanto, é recomendado que as atividades sejam presenciais, com estratégias eficazes de mediação para o planejamento integrado. Este roteiro oferece orientações para planejar e conduzir uma Semana Pedagógica que contribua para um ano letivo mais eficaz.Item Orientações pedagógicas para a elaboração do Plano Anual de Ação: ENADE(2023) Chediak, Sheylla; Gomes, Elisângela Bibá; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni SantosEste guia apresenta algumas orientações pedagógicas para a elaboração do plano anual de ação para o êxito dos/as estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as quais se configuram apenas como algumas ideias que precisam ser planejadas e desenvolvidas no âmbito de cada curso superior ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO.Item Portifólio de formadores e formações para EPT (2023/2024)(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Quirino, Marta Silva PauloNosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes nos impulsiona a empreender esforços na busca constante por melhorias em nossa própria formação. Nesse contexto, a formação continuada se coloca como dimensão crucial para o desenvolvimento do trabalho educativo, uma vez que desempenha um importante papel na instrumentalização dos servidores para o exercício da profissão, permitindo que tenham acesso aos conhecimentos pedagógicos, às discussões teóricas e metodológicas, atualizações, tendências e inovações acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ademais, a iniciativa deve ser um compromisso de todas as unidades do IFRO, prevista legalmente em nossos regulamentos.Item Sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar: da formação inicial à prática profissional – um estudo na perspectiva histórico-cultural(2015) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Souza, Ana Maria de LimaA avaliação da aprendizagem constitui-se como um fator importante no contexto escolar, porém, muitas vezes é praticada independente dos processos de ensino e aprendizagem por meio de sistemas de avaliações organizados de forma isolada das demais atividades pedagógicas, o que faz com que ainda hoje a avaliação gere muitas contradições no âmbito escolar. Esta pesquisa tem como enfoque investigativo os sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar por profissionais em educação, egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O principal objetivo é analisar os sentidos atribuídos à avaliação da aprendizagem no percurso formativo da graduação (2004) por meio da pesquisa de Souza (2005) e, dez anos depois, como profissionais em educação (2014/2015). A pesquisa tem abordagem qualitativa e constituiu-se em três etapas. A primeira caracterizou-se pelo levantamento bibliográfico dos principais autores que se relacionam com a temática. Identificou-se que a Avaliação da Aprendizagem Escolar, abordada por Luckesi (2011a, 2011b), elucida as questões a serem discutidas sobre esse descritor. A teoria da Pedagogia Histórico-crítica no contexto escolar é abordada a partir de Martins (2013) e Saviani (1991, 2008, 2009). Com relação ao descritor “sentido”, buscou-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural por meio dos autores Duarte (1993, 2001), Leontiev (1988), Luria (1979) e Vigotski (1995, 1995) aporte para as questões a serem abordadas. A segunda etapa compôs-se da coleta de dados, realizada por meio de entrevista (SZYMANSKI, 2011) com três profissionais em educação nos anos de 2014/2 e 2015/1. A terceira etapa constituiu-se na análise dos discursos das colaboradoras à luz do referencial teórico da pesquisa e baseado na Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Destaca-se o movimento dos sentidos trazidos pelas profissionais em educação do ano de 2004 para 2014/2015. Nesse percurso, as colaboradoras reconhecem muitas contradições presentes ainda hoje nas práticas avaliativas escolares e consideram muito importante ter como foco da atividade pedagógica avaliativa a pessoa do educando.