Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade
    (2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro Ferrarezi
    Uma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão e educação remota
    (2022) Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Valim, Ricardo; Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing; Saavedra, Arantxa Tanwing
    O método utilizado teve abordagem qualitativa, contemplou a escuta e acolhimento aos alunos, de forma que na condução da roda foram preservadas as suas opiniões, resgatando os valores inclusivos para a construção de uma política institucional inclusiva. Nossas considerações finais apontaram que o acesso à informação tecnológica amplia a possibilidade de novos caminhos, além de criar um ambiente de pesquisa e de debate capaz de desenvolver as competências mais importantes para o futuro, como o pensamento crítico, a criatividade e a educação midiática. Assim, o ensino remoto se tornou uma ferramenta para auxiliar os alunos a se preparar da melhor forma para o futuro, desenvolvendo habilidades essenciais e pensando no mundo como ele é agora, e não como costumava ser.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS