Navegando por Autor "Rossi, Paulo Sena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Relato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática(2025) Rossi, Paulo Sena; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por meio de um projeto de extensão científica, cujo objetivo foi utilizar a construção exemplar de um vulcão como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A atividade foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública da região, com o intuito de promover a compreensão de fenômenos geológicos de forma lúdica, prática e contextualizada. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, baseada na observação direta das interações entre os alunos e o modelo didático. A metodologia consistiu na construção do modelo de vulcão pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguida da realização de oficinas pedagógicas que incluíram a simulação de erupções vulcânicas. Os resultados indicaram que a utilização de recursos concretos favorece o engajamento dos estudantes, facilita a aprendizagem e estimula o interesse pelas Ciências Naturais, bem como, para a formação docente dos acadêmicos envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o diálogo entre saberem acadêmicos e populares.