Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Andersilane Jesus dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de experiência: integração de tecnologias digitais no Ensino
    (2025) Rocha, Andersilane Jesus dos Santos; Andrade, Clayton Ferraz
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise aprofundada da integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino fundamental, com foco em duas experiências pedagógicas distintas. A primeira aborda a aplicação das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Sossego da Mamãe, visando o engajamento dos alunos e a dinamização do processo de ensino-aprendizagem. A segunda experiência detalha o uso da plataforma Kahoot como ferramenta tecnológica para engajamento e avaliação no ensino fundamental, especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências. Ambas as iniciativas demonstram o potencial das TDICs para promover a autonomia estudantil, melhorar habilidades cognitivas, diversificar metodologias de ensino e tornar o aprendizado mais interativo e colaborativo. Os resultados observados incluem maior motivação dos alunos, desenvolvimento do raciocínio lógico, melhoria no desempenho escolar e fortalecimento do trabalho colaborativo. Conclui-se que a integração planejada e intencional das TDICs é uma estratégia eficaz para transformar a dinâmica da sala de aula, valorizando o protagonismo estudantil e potencializando o processo de ensino-aprendizagem.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS