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Navegando por Autor "Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima"

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    Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO
    (2020) Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima; Meireles, Marcos Vinícius da Costa
    Este artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.

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