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Navegando por Autor "Reis, Jaqueline Damaceno dos"

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    Gestão pública transformadora: o papel do gestor na educação ambiental
    (Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Reis, Jaqueline Damaceno dos; Araújo, Vania de Souza; Piffer, Douglas Moro
    A educação ambiental é vista como fundamental para formar cidadãos críticos e engajados, com abordagens divergentes entre práticas diretas e visões éticas, destacando a importância da capacitação de educadores, participação comunitária e políticas públicas integradas, embora haja lacunas no estudo do impacto em comunidades vulneráveis e no uso de tecnologias digitais para ampliar seu alcance. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, a atuação do gestor público na promoção da educação ambiental, destacando as práticas, desafios e boas práticas adotadas nesse contexto. Metodologia: Este estudo é uma revisão narrativa de literatura que analisou publicações contemporâneas sobre a atuação do gestor público em prol da educação ambiental, utilizando bases de dados acadêmicas para garantir uma análise atualizada, qualitativa e contextualizada das práticas, desafios e boas práticas na interação entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Resultados: Da análise das publicações recentes sobre o tema, emergiram as seguintes dimensões: as ações educativas nas escolas e a articulação com a sociedade civil, os desafios políticos, econômicos, culturais e sociais enfrentados, e as boas práticas nas interações entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Considerações Finais: As considerações finais destacam que o sucesso das políticas de educação ambiental depende da capacidade dos gestores públicos de integrar sociedade, educadores e tomadores de decisão, enfatizando a importância da gestão participativa, da formação interdisciplinar dos gestores, da descentralização para adaptação local, e da necessidade de uma avaliação mais aprofundada sobre os impactos dessas políticas, especialmente em comunidades vulneráveis, com foco na integração de modelos híbridos de gestão pública.

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