Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO – Campus Porto Velho Calama
    (2024) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza Reis.
    Incluir pessoas com necessidades especiais tem sido um desafio para a educação; mesmo com a garantia da matrícula e a permanência na escola, não podemos pensar que está tudo resolvido. Falar sobre a inclusão de pessoas em condição de autismo abre espaços para reflexões no campo educacional. Por esse motivo, esta pesquisa pautou-se nas reflexões sobre o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Os documentos norteadores das políticas públicas e ações inclusivas para esse público-alvo realizadas pelo IFRO constituíram o objeto de estudo desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: como o IFRO – Campus Porto Velho Calama se organiza para desenvolver a política de inclusão das pessoas com TEA? Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Gil (1999, 2002), Chizzotti (2000, 2001), Minayo (2001) e Bardin (2016). Os caminhos da pesquisa prosseguiram na abordagem qualitativa à pesquisa aplicada, para gerar um produto que pudesse ser utilizado no contexto escolar. A abordagem escolhida foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos estabelecidos. Para a coleta de dados, optamos: a) pela pesquisa documental, com a possibilidade de analisar documentos oficiais das políticas públicas inclusivas norteadoras pertinentes às pessoas com TEA no IFRO – Campus Porto Velho Calama; b) pela pesquisa participante, que objetivou a aplicação da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A escolha do tema foi motivada pela experiência docente na educação básica. Como produto educacional, a proposta foi elaborar um guia para acolhimento de pessoas com autismo no âmbito escolar a partir de evidências científicas. O resultado é a divulgação do material nas redes sociais, nas secretarias de Educação e em eventos da área.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia para acolhimento de pessoas com TEA
    (2025) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza Reis
    Este material tem como objetivo contribuir para o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por meio da exposição dos conhecimentos teóricos aqui compilados, com vistas a apoiar a formação omnilateral desse público-alvo que está incluso em escolas, espaços formais e não formais. A formação integral desses sujeitos depende do conhecimento científico, uma vez que, sem ele, nos baseamos em crendices às quais nos apegamos para resolver conflitos. Diante dessa reflexão, o conhecimento científico é a base para incluir, acolher e acompanhar uma pessoa com TEA e sua família.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS