Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Lourival Teixeira de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Convite à reflexão do significado do tema gestão democrática: o que é ? do que se trata ?
    (2023) Oliveira, Lourival Teixeira de; Nascimento, Pablo Vinicius do; Barbosa, Sandra Carla Pereira
    Este artigo convida a uma potente demonstração de que a discussão sobre gestão democrática e participativa são temáticas intrinsecamente interligadas e podem contar com a participação da comunidade escolar como colaboradora especial na melhoria e efetivação do processo de construção de uma gestão democrática e participativa. No entanto, ao se falar sobre gestão democrática e participativa, surgem as perguntas: do que se trata? O que é uma gestão democrática e participativa? Diante desses questionamentos, temos como objetivo geral estudar o conceito de gestão escolar democrática e participativa a partir da análise das definições desse tema em trabalhos já publicados. Especificamente, a pretensão é analisar e comparar as diferentes concepções dos conceitos de gestão pública e democrática presentes em dois artigos pesquisados no Google Acadêmico e analisados pelos idealizadores desta pesquisa. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho descritivo-interpretativo, realizada a partir de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como fonte de pesquisa o levantamento de dados em trabalhos acadêmicos já publicados sobre esse assunto. O aporte teórico de Libaneo (2005) e Luck (2017) foi utilizado quando se trata da gestão democrática. Conclui-se que são necessárias algumas estratégias para viabilizar uma gestão participativa e democrática na escola pública, como a busca por mecanismos que promovam o fortalecimento de políticas públicas dentro da escola e a promoção do processo de gestão democrática e participativa, bem como as tomadas de decisões dentro da escola. Sempre se deve buscar, através do respeito e do diálogo, incentivar a participação da comunidade escolar no processo de gestão, para que, dessa forma, a representação dos desejos de todos os envolvidos que almejam mudanças sob o olhar da Gestão Democrática seja verdadeira.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS