Navegando por Autor "Oliveira, Gislaine de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dez passos para melhoria contínua e organização dos cursos superiores do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosCom grande satisfação que apresentamos o guia "Dez Passos para Melhoria Continua e Organização dos Cursos Superiores do IFRO, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Este material foi elaborado com o objetivo de fornecer um roteiro claro e estruturado para a gestão dos cursos superiores, alinhando-se as diretrizes institucionais e as exigências do Ministério da Educação (MEC). Reconhecemos os desafios e responsabilidades que acompanham a coordenação dos cursos superiores, especialmente em um contexto educacional dinâmico e em constante transformação. Este guia é uma ferramenta prática, concebida para auxiliar na implementação de ações que promovam a qualidade, eficiência e transparência na condução dos cursos, visando sempre a excelência académica e o atendimento das necessidades de nossos discentes. Acreditamos que a colaboração entre as coordenações de curso, a equipe de docentes, a gestão dos campi e a PROEN é fundamental para o sucesso de nossas ações. Este guia reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria continua, oferecendo orientações concretas para a organização documental, o atendimento das recomendações de avaliações externas, a capacitação docente e o suporte ao discente. Esperamos que este material contribua significativamente para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e para a consolidação da nossa missão de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões. Contamos com o seu empenho e dedicação na aplicação das orientações aqui propostas, certos de que juntos podemos alcançar resultados ainda mais expressivos para o IFRO.Item Guia informativo sobre o ENADE das licenciaturas(2024) Macedo, Jamile Mariano; Moura, Nicole de; Oliveira, Gislaine de; Telles, Anderson TeixeiraO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para aferir o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências adquiridas ao longo do curso. Ele faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A partir 2024, as licenciaturas serão avaliadas anualmente, visando uma maior regularidade e acompanhamento contínuo da formação professores. Essa mudança busca assegurar que os curso de formação docente estejam sempre alinhados com diretrizes educacionais e as necessidades do mercado trabalho.Item Protocolo para organização e condução das visitas do MEC para avaliação in loco no âmbito do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosEste Guia Instrutivo foi elaborado para orientar os servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) nas coordenações de curso sobre os procedimentos a serem seguidos durante as visitas in loco realizadas pelo Ministério da Educação (MEC para avaliação dos cursos de graduação. O protocolo, desenvolvido pela Pró Reitoria de Ensino (PROEN), visa assegurar que todos os setores e servidores envolvidos estejam devidamente preparados e alinhados com as exigências dos avaliadores, garantindo a eficiência e a organização necessárias para uma avaliação bem-sucedida. No conteúdo deste guia, os servidores encontrarão instruções detalhadas sobre a comunicação da visita, a convocação dos servidores, a organização documental a condução da visita, e o monitoramento das etapas do processo. Adicionalmente o guia destaca a importância da colaboração entre todos os setores envolvidos bem como o cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos. Este material é essencial para que as coordenações de curso possam conduzir as avaliações de forma eficaz, seguindo as melhores práticas recomendadas e assegurando que o IFRO esteja em plena conformidade com os padrões exigidos pelo MEC. A utilização deste guia contribuirá para um processo de avaliação mais fluido e bem-estruturado, refletindo o compromisso do IFRO com a excelência na educação superior.