Navegando por Autor "Nascimento, Marineide Martiniano do"
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Item Uma análise sobre a motivação e o grau de satisfação dos servidores de uma escola pública(Revista ft, 2023) Nascimento, Marineide Martiniano do; Silva, Érik Serafim daAtualmente, os estudos acerca da valorização e a satisfação no ambiente de trabalho acontecem constantemente, visando melhorar o relacionamento entre empregados e a organização, na busca de adquirir resultados no desenvolvimento das atividades organizacionais. Diante desse contexto, o estudo constitui-se de uma análise sobre a motivação e o grau de satisfação dos servidores de uma escola pública, com o objetivo de analisar os fatores que possibilitam a motivação e o grau de satisfação dos servidores de uma escola pública da zona da mata paraibana, onde foram abordadas categorias , como: Conceituando a motivação humana; O clima das organizações como fator de desempenho; A satisfação como resultado da motivação no serviço público, que tiveram como aporte teórico da pesquisa, os autores: Bergamini (1992-1997-2004); Chiavenato (1987, 2003, 2007, 2009, 2014); McGregor (1973); Maximiniano (2004-2007) e Robbins(2005). A metodologia utilizada foi a qualitativa, baseada em entrevista e observação numa escola municipal situada na zona da mata no Estado da Paraíba, onde buscou-se a contribuição espontânea de dez (10) servidores públicos, sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos foram representados em quadros de análises, e que depois de analisados os discursos chegou-se a conclusão que os servidores apontam uma excelente convivência na equipe de trabalho a qual fazem parte, mas apresentam um alto nível de insatisfação com os seus gestores, deixando claro que fatores como: reconhecimento, melhores condições de trabalho, valorização e incentivos possibilitam o grau de satisfação dos servidores melhorando a qualidade dos serviços prestados pela organização, visto que se trata de um órgão público que lida com o desenvolvimento econômico e social da população, cabendo aos gestores, analisar o resultado dessa investigação e buscar proporcionar melhorias na organização com a finalidade de elevar o nível de satisfação na prestação do serviço e a qualidade do serviço ofertado a sociedade.