Navegando por Autor "Mamede, Ericky Moreno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento de parte da API para plataforma de curso do IFRO(2022) Mamede, Ericky Moreno; Silva, Gilberto Pereira daEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de cursos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Tem como objetivo desenvolver uma parte da API para apresentar informações referentes aos cursos criados pelo instituto. Durante o desenvolvimento deste projeto, foram usadas tecnologias recorrentes no mercado atual, como JavaScript, Node.js, Docker e MongoDB. Para o gerenciamento das atividades, foi escolhido a utilização do método Kanban, sendo gerado métricas para controle do desenvolvimento. Portanto, ao fim deste trabalho espera-se que o desenvolvimento da API possa continuar, com o propósito de alimentar o site e o aplicativo a serem desenvolvidos.Item Desenvolvimento de uma plataforma de cursos MOOC(2025) Mamede, Ericky Moreno; Silva, Fabricio Gabriel Miranda da; Coelho, Lucas Matos; Mello, Juliano; Rolim, Wesley Jhones RamosO trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de cursos online do tipo MOOC (Massive Open Online Course) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco em disponibilizar formações complementares de curta duração e acesso gratuito. O estudo contextualiza a evolução do ensino a distância e justifica a proposta diante do aumento da demanda por capacitação flexível e certificada. A solução foi concebida utilizando metodologias colaborativas para definição de requisitos, arquitetura do sistema e construção de um Produto Mínimo Viável (PMV) que atenda às necessidades institucionais e acadêmicas. A implementação envolveu tecnologias modernas como Next.js para o frontend, Express e Sequelize no backend, além de JWT para autenticação e Swagger para documentação das APIs. O projeto seguiu o modelo C4 para estruturar a arquitetura e aplicou boas práticas de programação e segurança da informação. Como resultado, foi entregue uma plataforma funcional capaz de gerenciar cursos, usuários e certificados, garantindo usabilidade, desempenho e integridade dos dados. A proposta contribui para a ampliação do acesso à educação e representa uma base sólida para futuras expansões e melhorias do sistema.