Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lico, Maria Aparecida de Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
    (2022) Lico, Maria Aparecida de Almeida; Ribeiro, Ricardo Agum
    Esse trabalho tem como tema O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores e busca contextualizar o papel do livro didático nos últimos 30 anos, atingindo períodos anteriores quando lança mão de fatores históricos. Foi possível constatar que o livro didático já desempenhou diversos papeis no âmbito da sala de aula, sempre despertando um leque de sentimentos nos professores. Por muito tempo, os livros didáticos visavam o professor, a participação do aluno não estava prevista. O aluno era o espectador da explanação do mestre. A necessidade de mudar e repensar o processo ensino-aprendizagem colocou um novo olhar sobre o livro didático que passa a ser visto como uma importante política pública no âmbito educacional e além deste, pois seus reflexos atingem fortemente a economia. O desenvolvimento de um país está diretamente associado à educação e não são poucas as possibilidades de políticas públicas nessa área. Assim, como nos demais setores, os governos criam programas e ações visando garantir o acesso à educação para os seus cidadãos. Nesse contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) criado nas primeiras décadas dos anos 1900 foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares, além de outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis. Estudar a importância que o livro didático adquiriu nos últimos anos é relevante para compreender seu papel na sala de aula e no contexto da sociedade.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS