Navegando por Autor "Legramante, Ana Claudia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências(2024) Legramante, Ana Claudia; Almeida, José Elias deO presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.