Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Legramante, Ana Claudia"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
    (2024) Legramante, Ana Claudia; Almeida, José Elias de
    O presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS