Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Justino, Italo Damasceno"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Impacto da satisfação do paciente na qualidade do atendimento hospitalar: um estudo exploratório para auxiliar na tomada de decisões
    (2024) Justino, Italo Damasceno; Rodrigues, Maray del Carmen Silva
    Entende-se a importância da avaliação da qualidade dos serviços de saúde por meio da satisfação do paciente, destacando-se como um indicador primordial para entender a eficácia ea experiência geral do cuidado médico e, essa relação entre satisfação do paciente e qualidade dos serviços é essencial para informar decisões estratégicas nas instituições de saúde. Ao adotar uma abordagem centrada no paciente, busca-se identificar áreas de melhoria e promover uma prestação de cuidados mais personalizada e eficaz. A análise da satisfação do paciente é fundamental para impulsionar mudanças significativas nos serviços de saúde, visando sempre aprimorar a experiência do paciente e garantir melhores resultados clínicos e de bem-estar. O objetivo é descrever a relação entre a satisfação do paciente e a qualidade dos serviços de saúde e, ao investigar essa relação, busca-se identificar pontos de melhoria nos serviços prestados, bem como entender como as práticas e políticas de saúde impactam a percepção dos pacientes sobre sua experiência de cuidado. Para investigar a qualidade dos serviços de saúde por meio da satisfação do paciente, este estudo adotou uma abordagem metodológica rigorosa e, inicialmente, uma revisão de literatura abrangente foi conduzida, abarcando diversas bases de dados, como o Google Acadêmico (Google Scholar) e a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e, o período de busca compreendeu os anos de 2018 a 2023, a fim de abranger as publicações mais recentes e relevantes sobre o tema e, esse processo de busca permitiu uma coleta abrangente de estudos que exploravam a relação entre a satisfação do paciente e a qualidade dos serviços de saúde, fornecendo uma base sólida para a análise posterior. Conclua-se, portanto, que a avaliação da qualidade dos serviços de saúde por meio da satisfação do paciente é uma ferramenta primordial para informar e aprimorar as práticas de saúde e, este estudo exploratório proporcionou uma visão abrangente dos fatores que influenciam a percepção dos pacientes sobre sua experiência de cuidado, destacando a importância de uma abordagem centrada no paciente para promover a excelência nos serviços de saúde, foi possível integrar o objetivo geral de avaliar a qualidade dos serviços com o tema específico da satisfação do paciente e, essa abordagem identificou lacunas na prestação decuidados e permitiu propor estratégias para aprimorar a experiência do paciente e, por conseguinte, a qualidade dos serviços oferecidos.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS