Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Hibner, Marlos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente
    (2023) Hibner, Marlos; Felzke, Lediane Fani
    Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Material Audiovisual – Sequência de Vídeos para a Ambientação de Professores de Cursos FIC em EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
    (2023) Hibner, Marlos; Felzke, Lediane Fani
    O produto educacional foi desenvolvido no e para o contexto dos cursos de formação inicial e continuada (FIC), especificamente na modalidade de Educação a Distância (EAD) e foi desenvolvido é composto por uma coleção/sequência de vídeos que foram construídos com o propósito de auxiliar no processo de acolhimento e ambientação ao AVA para professores formadores que atuarão em cursos FIC, a princípio, no IFRO Campus Ji-paraná, especialmente na modalidade EAD, pelo fato de se tratarem de cursos que acolhem docentes residentes em localidades e regiões diversas. Quanto aos vídeos, estes foram hospedados e estão disponíveis em uma página web criada especificamente para alojar o produto educacional, no intuito de tornar os materiais acessíveis. Nessa perspectiva, o presente estudo dá evidência à importância dos cursos de FIC para o IFRO no contexto da EPT e sua relevância em períodos de exceção elencando os desafios e dificuldades enfrentados por professores no âmbito dos cursos FIC, como fatores a serem observados para o aperfeiçoamento do processo de formação e ambientação dos professores ao AVA e, consequentemente, impactando no processo educacional.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS