Navegando por Autor "Gouveia, Clebson Pereira"
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Item Perfil do Consumidor de Leite Cabra no Estado de Rondônia(2024) Gouveia, Clebson Pereira ; Maciel, Marilene dos SantosA produção e o consumo do leite de cabra participam do desenvolvimento socioeconômico de muitas regiões, sendo de fundamental importância para um grupo significativo de pessoas. Existe na atualidade uma escassez de trabalhos que avaliem o perfil do consumidor de leite de cabra. Trabalhos com esta finalidade são essenciais para criar novas estratégias mercadológicas, principalmente referente a comercialização do produto. O presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil do consumidor de leite de cabra e seus derivados no Estado de Rondônia, analisando especialmente a frequência e motivo do consumo destes produtos. A pesquisa foi realizada de forma online, por meio da disponibilização de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa um total de 175 pessoas, das quais 62 % (108) eram do sexo feminino. Dos entrevistados, 42 % possuem a idade entre 18 a 24 anos, onde 42,2 % possui ou está cursando o ensino superior. Cerca de 60 % dos participantes possuem renda mensal equivalente ou superior a 3 salários mínimo. Dentre os entrevistados 68 % (118) nunca consumiram nenhum produto derivado do leite caprino. O leite cru refrigerado é o produto mais consumido, já o queijo e o iogurte (70 %) se destaca como os subprodutos que despertam maior curiosidade de consumo nos entrevistados. Os dados indicam um desconhecimento dos entrevistados, quanto as características físico-químicas e a qualidade nutricional do leite de cabra. Entre os motivos para consumo dos produtos estão curiosidade, fatores nutricionais e indicação médica. Entre os elementos sensoriais levados em consideração no momento da compra do leite caprino estão, odor, sabor e confiabilidade no produto. O consumo diário do leite caprino ainda é muito pequeno, sendo de suma importância desenvolver trabalhos que possa valorizar o leite de cabra e seus derivados assim como divulgar seus benefícios nutricionais para saúde humana.