Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Giliane da Silva Feitoza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
    (2022) Gomes, Giliane da Silva Feitoza; Medeiros, Telma Fortes
    As considerações apresentadas neste trabalho, tem como objetivo principal analisar os diálogos e a práticas pedagógicas em torno da alfabetização veiculado pelo boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz às crianças, publicado por iniciativa de educadores que promovem debates em defesa de uma alfabetização humanizadora. A periodização eleita abrange o intervalo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Isto posto, temos como objetivos específicos, realizar uma revisão de literatura sobre a diferenciação entre o ler e o dizer; identificar a importância e as implicações que essa diferenciação tem para a prática pedagógica e explorar os diálogos envolvidos no boletim Alfabetização Humanizadora, na sessão De professor para professor Para a realização da pesquisa utilizou como metodologia, a análise documental, baseada em pressupostos estabelecidos por Ludke (2013). Outrossim, a pesquisa baseou-se em fundamentos estabelecidos por Bajard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) e Vigotskii (2010).Os resultados da pesquisa mostram que uma alfabetização humanizadora, requer que compreendamos a criança com ser sócio-histórico e que para ser alfabetizada precisa se apropriar de atos da leitura e da escrita por meio dos enunciados.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS