Navegando por Autor "Ferreira, Juliana Freitas Budin"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Em busca de um Projeto Político Pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo(2022) Souza, Edileuza Silva; Ferreira, Juliana Freitas Budin; Silva, Marialva de SouzaO presente artigo origina-se de pesquisa realizada na escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemiro da Silva Moura, no Município de Cacaulândia, Rondônia, situada em área rural. O objetivo é retratar a realidade da comunidade onde a escola está inserida, para que os dados recolhidos na pesquisa se transformem em conhecimentos que auxiliem na reformulação do projeto político-pedagógico da referida escola, visando à qualidade do ensino e à aprendizagem de seus alunos, visto que esse documento garante a autonomia das instituições de ensino em relação às suas práticas educativas propostas, estabelecendo as metas do ambiente educacional. Como referencial teórico, balizamos o nosso trabalho em autores que auxiliaram na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Bicalho (2017), Ribeiro (2012), Souza (2012), entre outros. Os dados evidenciaram que construir um um projeto político-pedagógico em diálogo com a realidade da sociedade onde a escola está inserida permite que essa instituição não só esteja no campo, mas também, torna-se do campo, pois passa a pertencer à sociedade e a colaborar na formação de cidadãos autonômos e emancipados socialmente.