Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Duarte, Junior Batista"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desenvolvimento de competências na área de estruturas
    (2024) Duarte, Junior Batista; Syryczyk, Edilberto Fernandes
    Este trabalho explora a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) para o desenvolvimento de competências na área de estruturas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da atividade prática de construção de pontes de palitos de picolé, a pesquisa levanta a questão de como a ABProb pode contribuir para o desenvolvimento de competências em estruturas. Com o objetivo de analisar essa metodologia, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre EPT, destacando a importância da conexão entre educação e trabalho e o papel da ABProb como metodologia ativa para fomentar autonomia e pensamento crítico. A pesquisa qualitativa foi conduzida no Instituto Federal de Rondônia (Campus Vilhena), com 20 alunos submetidos a questionários inicial e final para avaliar o impacto da ABProb no aprendizado. Inicialmente, os alunos desconheciam a metodologia, mas após sua implementação, notaram melhorias na resolução de problemas e no desenvolvimento de competências tanto em estruturas quanto em outras areas. A principal contribuição do estudo foi demonstrar a eficácia da ABProb no ensino de estruturas, especialmente ao ser combinada com modelos práticos, reforçando a integração entre ensino e trabalho e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, aproximando a prática pedagógica das demandas reais do mercado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Sequência didática
    (2024) Duarte, Junior Batista; Syryczyk, Edilberto Fernandes
    O produto educacional "Sequência Didática: Ponte de Palito" apresenta uma proposta didática voltada para o ensino de conceitos estruturais na disciplina de Estabilidade das Construções, do curso Técnico em Edificações. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), a sequência promove o desenvolvimento de competências técnicas, como a elaboração e execução de projetos estruturais em escala reduzida, análise estrutural utilizando softwares, e definição de sistemas estruturais. A proposta também foca no desenvolvimento de competências complementares, como trabalho em equipe, autonomia, criatividade e liderança. Através de uma abordagem prática, os alunos são desafiados a projetar e construir uma ponte de palitos de picolé, aplicando conhecimentos conceituais (tensão, flambagem, resistência dos materiais, entre outros) e procedimentais (escolha de arranjos estruturais, desenho técnico, e execução de projetos). Além disso, a sequência inclui etapas de avaliação formativa e somativa, valorizando tanto o processo quanto o produto final. Este material serve como modelo adaptável para outras disciplinas e contextos educacionais, aproximando teoria e prática e promovendo o aprendizado significativo na Educação Profissional e Tecnológica.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS