Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Delfino, Edelson Batista"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da ferramenta google forms para coleta de dados para atualização do projeto político pedagógico
    (2025) Delfino, Edelson Batista; Escudero, Danilo Pereira
    Este trabalho relata a experiência prática no uso do Google Forms como ferramenta de apoio à gestão escolar, desenvolvida durante o curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação. O objetivo foi utilizar a tecnologia para coletar dados que subsidiam a atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Custódio, em consonância com a LDB, o PNE e a legislação estadual de Rondônia. Para isso, elaborou-se e aplicou-se um questionário digital dividido em quatro seções, contemplando alunos, estudantes da EJA, pais e profissionais da escola. A atividade foi realizada entre abril e maio de 2025, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e ampla divulgação pelos canais institucionais. A coleta de dados foi feita por meio de perguntas quantitativas e qualitativas, gerando informações objetivas e subjetivas que revelaram percepções diversas sobre aspectos pedagógicos, infraestrutura, participação social e gestão escolar. Entre os desafios, destacam-se a resistência de alguns pais em participar e a necessidade de elaborar perguntas claras e acessíveis. Os resultados permitiram uma análise crítica e contextualizada da realidade escolar, fortalecendo a construção democrática do PPP. O uso do Google Forms demonstrou-se eficiente, viabilizando a escuta ativa da comunidade e promovendo o alinhamento entre práticas escolares e políticas públicas. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais na gestão escolar contribui significativamente para a qualidade do ensino, a inclusão da comunidade nos processos decisórios e a consolidação de uma educação democrática e transformadora.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS