Navegando por Autor "Costa, Maria do Socorro Lucas da"
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Item Institucionalização da educação a distância no IFRO: caso do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD Campus Porto Velho Zona Norte(2022) Silva, Eliton da; Costa, Maria do Socorro Lucas da; Silva, Robinson Brancalhão daEsta pesquisa tem como objetivo contribuir para a discussão frente a institucionalização da Educação à Distância (EaD) promovida pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte, na oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD. No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 define como meta principal a institucionalização da EaD. Na busca de responder à pergunta central da pesquisa: A institucionalização do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD/IFRO ocorreu conforme previsto no PDI 2018-2022? A partir da pergunta central, configura-se como objetivo específico: refletir as expectativas e desafios do processo da institucionalização e perceber os impactos efetivos da institucionalização. A metodologia utilizada foi estudo de caso, como estratégia de pesquisa foi utilizado o método descritivo e qualitativo. A recolha de dados se deu através estudo teórico (revisão bibliográfica) e estudo empírico com análise de documentos institucionais, o PDI, PPI e PPC e por fim análise textual discursiva dos dados. Como resultados, verificou que nos anos de 2018 e 2019 o planejamento do PDI não foi alcançado, não sendo ofertada as 800 (oitocentas) vagas do curso de Gestão Pública na modalidade EaD. Porém a partir abril de 2020 a maio de 2022, o Instituto Federal de Rondônia ofertou um total de 2.574 vagas para o curso de Gestão Pública Ead, com polos no Estado de Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais e Bolívia, superando o planejamento por completo do PDI 2018-2022, que previa 1.400 vagas, para este curso. Por fim conclui-se que o processo de institucionalização da EaD é complexo e a centralização dos repasses orçamentários (Governo Federal) gera impacto nos planejamentos institucionais. Para além de tais observações, a institucionalização da EaD no âmbito do IFRO, os dados da pesquisa relevam, ampliação de vagas, de polos e principalmente a possibilidade para o Estado de Rondônia e outros Estados, na oferta de educação a distância pública e de qualidade. Acreditamos que os resultados apresentados são relevantes para o fortalecimento, manutenção e melhoria das políticas públicas da EaD no âmbito do IFRO