Navegando por Autor "Cordenonsi, Adriana Zanki"
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Item Ensino remoto e projeto de ensino: possibilidades de práticas pedagógicas no curso Técnico em Computação Gráfica do IFRO(UNIESMERO, 2022) Cordenonsi, Adriana Zanki; Calegari, Eliana PaulaNeste trabalho intenciona-se refletir sobre práticas pedagógicas realizadas no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19). Para isso, parte-se da experiência em um projeto interdisciplinar desenvolvido no curso Técnico em Computação Gráfica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, em 2020/2, envolvendo todas as disciplinas do módulo. Através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, buscou-se, a partir de uma abordagem integradora, realizar atividades com o objetivo de criar soluções que contribuíssem com o trabalho realizado na CATANORTE (Cooperativa Rondoniense de catadores e catadoras de materiais recicláveis), no intuito de melhorar a divulgação da coleta seletiva na cidade, incentivando a educação ambiental. As atividades realizadas pelos alunos incluíram pesquisa sobre coleta seletiva e situação dos catadores, criação de logotipo, de toy art, de materiais para mídias sociais, de roteiro para animação, execução da animação e elaboração de relatório sobre o trabalho realizado. Todo o projeto foi desenvolvido de forma remota, em função da pandemia, utilizando ferramentas online e gratuitas. A execução do projeto interdisciplinar durante o período de ensino remoto foi um grande desafio, mas com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos os resultados foram satisfatórios, os alunos que puderam participar do projeto envolveram-se com as atividades e apresentaram propostas que podem contribuir com a divulgação da coleta seletiva em Porto Velho.Item Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os Cursos Técnicos Concomitantes EAD do IFRO(2022) Cordenonsi, Adriana Zanki; Barin, Cláudia SmaniottoO trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do trabalho foi desenvolver o design educacional e recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes do Instituto Federal de Rondônia, de forma a adequar o processo de ensino-aprendizagem para o público-alvo adolescente, especialmente com relação à carga horária EaD presente nesta modalidade e que apresenta deficiências na sua implementação. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e abordado os fundamentos teóricos sobre design educacional, metodologias ativas, ensino híbrido, recursos educacionais, uso de tecnologias e estilos de aprendizagem. A investigação junto ao público-alvo, com relação aos processos de ensino-aprendizagem, sobre as metodologias, recursos e mídias mais aceitos por este público, forneceram subsídios para o desenvolvimento do design. A fundamentação metodológica baseia-se na Design Based Research (DBR), a qual propõe identificar os problemas pelos envolvidos na pesquisa e aplicar as soluções práticas e inovadoras através de ciclos iterativos, em um processo de aprimoramento dos resultados. A análise de conteúdo de Bardin foi usada para verificar os resultados obtidos através de métodos qualitativos e quantitativos. Além do design educacional para a disciplina foi desenvolvido um jogo pedagógico para revisão de conteúdos. Os ciclos de aplicação do jogo e do design foram realizados no Instituto Federal de Rondônia, no curso Técnico em Administração concomitante ao ensino médio EaD, na disciplina de Marketing. Os resultados mostraram que os alunos desta faixa etária estão ávidos por aulas mais práticas, uso de jogos e interatividade. As metodologias usadas no projeto de design educacional foram a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem baseada em Projetos, ambas tiveram uma boa aceitação e resultados satisfatórios. Os recursos desenvolvidos procuraram apresentar variados níveis de interatividade e foram muito bem aceitos. Os princípios de design para esta modalidade de curso resultantes da implementação do design educacional planejado para a disciplina de Marketing foram: 1) Diagnóstico e Avaliação; 2) Interatividade; 3) Prática; 4) Sala de Aula Invertida.