Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cordeiro Neto, Francisco Alves"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os principais desafios da gestão escolar na escola do campo no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mari-PB
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cordeiro Neto, Francisco Alves; Pereira, Aguinaldo
    Este artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS