Navegando por Autor "Carvalho, Victor Esmite Barroso de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas(2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEste trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.Item Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano(2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula de Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver ReisO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.