Navegando por Autor "Campos, Jean Peixoto"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Alfabetização digital docente e o ensino de matemática(2023) Almeida, Fábio Chaves de; Campos, Jean PeixotoO presente trabalho busca discutir a importância da alfabetização digital do professor de matemática, desde a formação docente, para que o profissional possa desempenhar, além dos aspectos operacionais de uso, uma reflexão maior, que inclui indagações de como e por que usar o suporte digital em suas intervenções pedagógicas. Teve como objetivo principal mostrar e discutir ideias tecnológicas e a alfabetização digital do docente, visto que há a necessidade de aprimorar a conexão entre os meios tecnológicos de ensino, a formação docente e o processo de ensino aprendizagem por meio dos mais variados suportes tecnológicos. Para este estudo foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de apresentar a importância da formação tecnológica do professor de matemática, já que este tem o papel de mediar o ensino e promover a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que teve como base artigos, dissertações e teses, disponíveis nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, Google Livros, anais de eventos e sites. Nota-se que apesar do avanço das tecnologias digitais mostrarem seus efeitos ao auxiliar para o desenvolvimento da educação, ainda há uma resistência na formação de profissionais capacitados para usá-las com propriedade e sucesso.Item Dez passos para melhoria contínua e organização dos cursos superiores do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosCom grande satisfação que apresentamos o guia "Dez Passos para Melhoria Continua e Organização dos Cursos Superiores do IFRO, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Este material foi elaborado com o objetivo de fornecer um roteiro claro e estruturado para a gestão dos cursos superiores, alinhando-se as diretrizes institucionais e as exigências do Ministério da Educação (MEC). Reconhecemos os desafios e responsabilidades que acompanham a coordenação dos cursos superiores, especialmente em um contexto educacional dinâmico e em constante transformação. Este guia é uma ferramenta prática, concebida para auxiliar na implementação de ações que promovam a qualidade, eficiência e transparência na condução dos cursos, visando sempre a excelência académica e o atendimento das necessidades de nossos discentes. Acreditamos que a colaboração entre as coordenações de curso, a equipe de docentes, a gestão dos campi e a PROEN é fundamental para o sucesso de nossas ações. Este guia reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria continua, oferecendo orientações concretas para a organização documental, o atendimento das recomendações de avaliações externas, a capacitação docente e o suporte ao discente. Esperamos que este material contribua significativamente para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e para a consolidação da nossa missão de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões. Contamos com o seu empenho e dedicação na aplicação das orientações aqui propostas, certos de que juntos podemos alcançar resultados ainda mais expressivos para o IFRO.Item Protocolo para organização e condução das visitas do MEC para avaliação in loco no âmbito do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosEste Guia Instrutivo foi elaborado para orientar os servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) nas coordenações de curso sobre os procedimentos a serem seguidos durante as visitas in loco realizadas pelo Ministério da Educação (MEC para avaliação dos cursos de graduação. O protocolo, desenvolvido pela Pró Reitoria de Ensino (PROEN), visa assegurar que todos os setores e servidores envolvidos estejam devidamente preparados e alinhados com as exigências dos avaliadores, garantindo a eficiência e a organização necessárias para uma avaliação bem-sucedida. No conteúdo deste guia, os servidores encontrarão instruções detalhadas sobre a comunicação da visita, a convocação dos servidores, a organização documental a condução da visita, e o monitoramento das etapas do processo. Adicionalmente o guia destaca a importância da colaboração entre todos os setores envolvidos bem como o cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos. Este material é essencial para que as coordenações de curso possam conduzir as avaliações de forma eficaz, seguindo as melhores práticas recomendadas e assegurando que o IFRO esteja em plena conformidade com os padrões exigidos pelo MEC. A utilização deste guia contribuirá para um processo de avaliação mais fluido e bem-estruturado, refletindo o compromisso do IFRO com a excelência na educação superior.